O que é culto racional?
O culto racional é a dedicação pura e verdadeira a Deus, ofertado de boa vontade.
Quando reverenciamos a Deus de todo o coração, entregamos culto racional a ele. Portanto essa devoção deve ser consciente e real.
Qual o significado de culto racional?
Culto racional significa devoção sincera, com amor mas também com conhecimento.
No Antigo Testamento as regras de adoração concentravam-se muito em atividades exteriores, e muitas pessoas se esquecem que nada disso tem valor sem um coração voltado para Deus (Romanos 9:30-32).
No Novo Testamento, adoração começa no coração, logo após retratam na vida e nos atos externos.
O que a Bíblia ensina sobre adoração?
Significado de culto: adoração, veneração, homenagem, louvor, reverência.
Qual o significado de racional?
Coerente, lógico procedente, nossa capacidade de raciocinar. Portanto culto racional significa adoração que vem da nossa vontade e nosso entendimento.
Iremos citar duas maneiras diferentes de encarar a devoção a Deus.
1-pensar na adoração como uma exigência de Deus, que precisamos cumprir para ir ao céu, para não sermos punidos. Assim adoração se torna apenas um conjunto de rituais sem significado, não retrata uma verdadeira mudança no coração.
2-procurar entender os verdadeiros ensinamentos de Jesus, pedindo que ele transforme o nosso coração.
O resultado natural desse comportamento será uma vida de devoção fiel a Deus. A palavra de Deus nos convida a dominar mais, para compreender melhor o grande amor de Deus.
A fé com o conhecimento é mais forte, e o entendimento nos ajuda a amar de maneira mais sincera vencendo as dúvidas.
O que é culto racional segundo a Bíblia?
Na prática cristã o culto é um encontro do homem com Deus. Podendo ser praticado individualmente ou de forma conjunta.
O apóstolo Paulo aos romanos relata o seguinte:
Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional (Romanos 12:1)
O culto racional é um ato consciente da devoção e reverência ao Deus todo poderoso. Pois o amor autêntico a Deus manifesta-se na reverência a sua palavra.
João 14:21
Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, é o que me ama.
Esse é um ato espontâneo de conhecer as escrituras sagradas e praticá-la dia após dia.
O martírio de Jesus na cruz, marca o sacrifício vivo Santo e agradável a Deus. Portanto este ato foi suficiente e definitivo para sermos santificados por meio da oferta do corpo de Jesus Cristo, entregue de uma vez por todas para a remissão de nossos pecados.
O culto racional não é apenas conhecimento. Implica em um ato. Conhecimento sem ação não tem nenhum valor. Tiago 1:22
A apresentação dos sacerdotes dia após dia para executar suas tarefas religiosas nunca podem remover seus pecados.
Portanto Jesus tendo se entregue para sempre, tornou-se o único sacrifício pelos pecados, e assentou-se à direita de Deus (hebreus 10:10-12). E através da entrega definitiva de Jesus Cristo na cruz foi possível o culto racional.
1 Corintios 6:19-20
Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, e habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos? Pois fostes comprados por alto preço; portanto, glorificai a Deus no vosso corpo.
Jesus deseja facilitar o evangelho na vida do cristão pela ação do Espírito Santo que habita em nós.
Logo a entrega de Jesus na cruz já foi consumado. E podemos usufruir desta dádiva glorificando a Deus com nossas ações e o nosso culto racional.
Sacrifício vivo é deixar os desejos da carne para que o Espírito Santo e suas verdades possam habitar em nosso ser, fazendo as transformações necessárias para agradarmos a Deus em espírito e em verdade.
Conclusão
O culto racional é o ensinamento da mensagem cerimonial transmitindo a lealdade na vida do cristão que resulta em um culto racional verdadeiro puro e agradável aos olhos de Deus.
Deus abençoe 🙌💗
Comente e compartilhe para que mais pessoas tenham o conhecimento da palavra de Deus.
Tags
Significados