História de Mefibosete

História de Mefibosete

História de Mefibosete

Quem foi Mefibosete na BíbliaMefibosete era filho de Jônatas, e neto do Rei Saul. Devido a desobediência de Saul, Deus escolheu Davi para ser o próximo Rei. Sendo  Jonatas o filho mais velho de Saul, se tornou amigo de Davi e o defendia, mesmo sabendo que Davi iria ser o sucessor do trono de seu pai, tomando o seu lugar. Apesar de ser um filho obediente Jonatas tomou partido de Davi com a intenção de ajudá-lo, fazendo com ele uma aliança. Jonatas sondava as intenções de seu pai contra seu amigo foragido.

Após um atentado filisteu, houve uma batalha sangrenta no monte Gilboa, e nessa batalha morreu o Rei Saul e seus três filhos, entre eles Jonatas pai de Mefibosete.


De acordo com as sagradas escrituras Mefibosete ficou manco no momento em que sua babá  o pegou e fugiu a fim de livrá-lo dos ataques, nessa ocasião ele caiu e quebrou os pés , ocasionando essa deficiência.


Mefibosete foi levado para uma cidade chamada de Lo-Debar, uma cidade de sequidão e miséria, onde a maioria de seus moradores eram muito pobres ou doentes. Ele tinha 5 anos de idade quando isso aconteceu (2 Samuel 4:4) Apesar dessa deficiência Mefibosete foi o único descendente de Saul que não morreu enforcado, devido a aliança que foi feita entre Jonatas e Davi, em que prometeram que se ajudariam mutuamente, servindo ao mesmo Deus, tornando suas descendências prósperas.


Após alguns anos, Davi já estava firmado como rei de Israel, quando se lembrou de Jonatas, e desejou honrar sua amizade.


Ziba um antigo servo de Saul lhe contou sobre Mefibosete, e Davi ordenou que fossem buscá-lo. No momento em que Mefibosete chegou, Davi restituiu todas as terras que pertenceram a Saul seu avô, e o convidou para morar com ele e sentar-se em sua mesa, Ziba foi chamado para tomar conta da propriedade de mefibosete (2 Samuel 9:6-7)


Alguns anos depois quando Absalão filho do rei Davi tentou roubar o seu trono, Davi fugia de Jerusalém. Em meio a fuga, Ziba o servo de Mefibosete chegou para ajudar Davi. Quando Davi perguntou onde estava Mefibosete, Ziba respondeu que ele teria ficado em casa na intenção de retomar o trono.


Chateado com a ingratidão de Mefibosete, Davi deu toda a propriedade dele a Ziba(2 Samuel 16:2-4)


Após Davi ter derrotado seus inimigos, voltou para casa. Mefibosete dirigiu-se a ele. Desde que Davi partiu ele não se arrumava em sinal de tristeza! Davi perguntou porque Mefibosete não tinha ido com ele, e sua resposta foi: que Ziba o tinha traído.


Ao ouvir as duas versões, Davi decidiu que Mefibosete e Ziba deveriam dividir a propriedade entre si. Mas a resposta de Mefibosete foi: que Ziba poderia ficar com tudo! Pois Ele estava apenas preocupado com o bem de Davi (2 Samuel 19:29-30)


Que lição podemos tirar da história de Mefibosete?


Apesar do sofrimento e das consequências que pesaram em sua vida, acarretada com ações de outras pessoas, Mefibosete demonstra o seu bom caráter.


Gratidão _ apesar das tribulações e dos momentos de dificuldade em que viveu Mefibosete foi grato pelas bençãos recebidas.


Foi humilde _ nunca demonstrou ser o melhor e nem se exaltou quando teve a oportunidade de estar usufruindo do melhor na casa do rei.


Prazer _ a felicidade de Mefibosete não dependeu da quantidade dos bens que possuía.


A partir do momento em que mefibosete entrou no palácio do Rei, passou a comer pão continuamente, e seus termos de possessão foram restituídos, tudo que havia perdido, sua posição de príncipe, se tornando escravo. Agora é colocado novamente como um príncipe, diante do Rei.


Qual o significado do nome Mefibosete?


Meribe-Baal ou Menfibaal Verificando um exemplo em (1Reis 18:19-25) pela tradução da septuaginta, nesta passagem observamos que está como "profetas de vergonha".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem