História de Absalão

Quem foi Absalão?

Quem foi Absalão? Absalão foi o terceiro filho do Rei Davi, e seu nome significa "meu pai é paz". No entanto a paz não fez parte do seu cotidiano. A Bíblia nos relata que a vida de Absalão ficou conhecidamente de forma negativa.

Os principais fatos que marcaram sua vida:

_ O assassinato do seu meio irmão Amnon por vingança.

_ A conspiração e rebelião contra seu pai o Rei Davi.

Esses fatos ocorridos na vida de Absalão, estão associados ao castigo de Deus a Davi, devido o seu adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias.

Deus anunciou três punições ao rei por intermédio do profeta Natã.

1- A morte do seu filho com Bate-Seba. (2 Samuel 11:27; 1214)

2- A espada não se afastaria de sua casa.

(2 Samuel 12:10)

3- Alguém de sua família iria possuir suas concubinas, e essa desonra se tornaria pública em Israel (2 Samuel 12:11,12)

Absalão teve envolvimento nos dois últimos casos.


Absalão manda matar Amnon


Tamar era uma jovem bonita, era irmã de Absalão, sua beleza atraiu Amnon seu meio-irmão por parte de pai. Ele ficou apaixonado por Tamar, que era uma moça virgem. Jonadabe o incentivou a colocar em prática um plano para possuir Tamar. (2 Samuel 13:1-5)


Amnon colocou em prática o conselho de Jonadabe, violentando sua meia irmã Tamar. Após o fato consumado a expulsou de sua casa, deixando o acontecimento mas detestável (2 Samuel 13: 8-17) Após o acontecido Tamar se encontrou com seu irmão Absalão e ficou abrigada em sua casa. Davi ficou revoltado quando soube do acontecido. Passaram-se dois anos e Absalão arquitetou a vingança sobre Amnon dando ordem a seus servos para que matassem Amnon.


Davi ficou abalado com o acontecido, Absalão acabou fugindo para Gesur, para casa do seu avô materno permanecendo naquele lugar por três anos, com o tempo Davi sentiu saudades de Absalão.


Através de Joabe, Davi permitiu que Absalão voltasse a Jerusalém. Pois durante dois anos Davi não o recebeu, após esse período Absalão ordenou seus servos a colocarem fogo numa propriedade de Joabe para forçar a pedir que Davi o recebesse, seu plano foi bem sucedido e ele foi recebido pelo Rei (2 Samuel 14: 28- 33)


Revolta de Absalão


Depois de ter conquistado o trono do Rei Davi, Absalão tramou contra a vida de Davi, conspirando contra ele. Absalão se esforçou para adquirir a confiança dos israelitas, sendo assim o número de seus apoiadores foi aumentando gradativamente.


Absalão alegou que precisava ir até Hebrom cumprir um voto ao Senhor, isso tudo fazia parte do seu plano, e a conspiração contra o trono de seu pai Davi ganhou força.


Absalão enviou mensagens as tribos de Israel dizendo que ele já reinava em Hebrom, passando a acatar os conselhos de Aitofel que era conselheiro de Davi.


Após a revolta de Absalão Davi fugiu de Jerusalém. Em meio a fuga Davi escreveu o salmo 3 cujo tema é a confiança em Deus na adversidade.


Aitonfel incentivou Absalão a possuir as concubinas de Davi, numa tenda no terraço perante os olhos de todo Israel. Se cumprindo mais uma profecia de Natã. Esse ato pecaminoso perante Deus deixou clara a reivindicação de Absalão pelo trono de Israel.


A morte de Absalão


Com a ajuda de Husai, que estava em Jerusalém, a pedido de Davi, e dos comandantes Joabe, Abssai e Itai, o exército de Davi conseguiu derrotar o exército de Absalão.

(2 Samuel 18:5)


Porém, no momento em que Absalão estava sendo seguido pelos homens de Davi em uma mula conforme relata em 2 Samuel 18:9 sua cabeça ficou presa no carvalho, ficando suspenso. Apesar de Davi ter dado a ordem para que não o matassem, Joabe ultrapassou com três dardo, o seu corpo foi jogado em uma cova com um monte de pedras por cima.


A tristeza de Davi


Davi amava seu filho Absalão, e a notícia de sua morte causou lhe profunda tristeza.


Absalão teve três filhos e uma filha no qual, colocou o nome de sua irmã, Tamar.


Conclusão


Absalão sempre esteve próximo ao poder, mas almejava o poder absoluto, por isso fez os planos, arquitetou e lutou contra o seu próprio pai.


Aparentemente foi bem sucedido, alcançou o poder e lá se consolidou perseguindo e exterminando os seus inimigos, no qual incluiu o seu pai Davi a quem tentou matar. Porém os planos de Deus eram outros. E seu reinado foi breve, marcado por injustiça, terminando seus dias enganchado pelos cabelos em uma árvore enquanto fugia, e foi morto a flechadas.

Comentários

Estudos Mais Lidos

Louvor Norte 2022 - Acabou? Atrações Confirmadas/Cantores, Programação, Ingressos ...

➤ Significado Bíblico de Rosa de Saron e Lírio dos Vales (GARANTIDO) ❀

O Que é janela 10x40? Descubra os Países Que Compõem os Povos Não Alcançados em Missões!

A Mulher do Fluxo de Sangue: Esboço, Mensagem e Pregação

Confiram! Mensagens Lindas, Cartão, Frases, Gifs de Bom Dia Evangelico

Louvor Norte 2017: Atrações Confirmadas, Ingressos, Programação, Promoção, Tudo isso e Muito Mais! Não da Para Perder!

Louvor Norte 2023 Vai Acontecer? Atrações Confirmadas, Cantores, Ingressos, Data do Evento

Irmão Lázaro Eu Te Amo Tanto Baixar [CONFIRA!]

Esboço de Pregação Sobre Zaqueu o Publicano

Worship Significado: Descubra o Que é? E qual o Estilo?