História de Barrabás

História de Barrabás

História de Barrabás

Quem foi Barrabás?

Barrabás foi reconhecido como "salteador" ou assassino, era certamente participante do partido judeu que lutava contra a denominação Romana, denominado zelote.

Seu grupo procedia mediante ataques as tropas, como meio de atacar as forças agressoras determinantes.

Barrabás foi preso após atacar um grupo de soldados romanos na cidade de Cafarnaum, onde provavelmente um soldado foi morto. Encontrava-se ali Barrabás, que foi preso com outros agitadores no conflito, tinham  praticado uma morte.
(Marcos 15:7)

De acordo com as escrituras sagradas, após Jesus ter sido acusado pelos sacerdotes judeus diante de pôncio Pilatos, o governador da Judeia,
Após questioná-lo, não encontrou motivos para sua condenação.

Porém a população presente ao julgamento gritava contra o prisioneiro reivindicando a sua crucificação. Pilatos ordenou que açoitasse, e depois o apresentasse ensanguentado acreditando que a multidão se comoveria (um episódio conhecido como Ecce homo) contudo isso não aconteceu.

Sentindo-se pressionado, o governador recorreu ao último recurso: ordenou que trouxessem um condenado à morte, acusado como ladrão e assassino chamado Barrabás, e valendo-se de uma tradição judaica concedeu ao povo o direito de escolher qual seria solto, e qual seria crucificado. Porém o povo manifestou-se pela libertação de Barrabás.
João 18:39-40

Falando isto, saiu de novo, foi ter com os judeus, e disse-lhes:
Não acho nele crime algum.

Mas é costume entre vós que pela Páscoa vos solte um preso. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus? Então todos gritaram novamente disseram: não, a este não! Mas a Barrabás (Barrabás era um salteador)
O que significa Barrabás?
Barrabás (do aramaico: Bar Abbas, "filho do pai") nasceu na cidade de Yafo, ao sul da Judeia. Foi contemporâneo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento, no episódio do julgamento de Jesus por Pôncio Pilatos.

Após atacar um pelotão de soldados romanos e os sacerdotes do templo, Barrabás foi procurado minuciosamente por todos os lugares, acabou sendo preso pelo centurião Varro, e junto com ele seus comparsas Dimas e Jestas. Desta forma a pena de Barrabás teria sido decretada pela crucificação.

Logo após a prisão de Barrabás, Dimas e Jestas, os romanos ao terem ciência que a sentença seria a morte de Cruz, trataram de tirar as medidas corpóreas dos condenados, com isso foram feitas as três cruzes no tamanho exato de cada criminoso e no lugar certo foi iniciado um pequeno buraco para que o prego entrasse com mais facilidade, porém Jesus foi preso, julgado e determinado que fosse crucificado. Desta forma, não houve tempo para confeccionar uma cruz na sua medida.

Assim sendo, ao ser decidido que um deveria ser solto, sendo este Barrabás, que era segundo os relatos bíblicos um homemzarrão, evidentemente sua cruz passaria a ser a Cruz que o Senhor Jesus foi crucificado. Diante desses detalhes é que lhe rasgaram as carnes da juntura do ombro.
Jesus levou sobre os ombros uma cruz que não era dele.
Jesus e Barrabás
Após ser interrogado Jesus foi colocado diante da multidão ao lado de Barrabás e o governador Pilatos perguntou: "a quem desejas que eu vos solte Barrabás ou a este Jesus que é chamado Messias?"(Mateus 27:17)

O povo era influenciado pelos chefes dos sacerdotes e os anciãos a exigir a liberdade de Barrabás e a condenação de Jesus.

Porém, Pilatos ao perceber que não conseguiria convencer o povo, pelo contrário havia um tumulto visível, então ordenou que lhe trouxessem água, lavou as mãos diante da multidão e exclamou:

"Estou inocente do sangue desse homem justo. Esta é uma questão vossa"(Mateus 27:24)
Assim sendo Pilatos soltou a Barrabás e ordenou que Jesus fosse espancado, e o entregou para ser crucificado.

No momento da crucificação de Barrabás, Dimas e Jestas, aconteceria algo que mudaria a história de um condenado chamado Barrabás.

Imagino que no corredor da morte Barrabás faz uma reflexão de vida. Enquanto isso, escuta um barulho na prisão, o som de alguém abrindo a porta da cela, nesse momento está ciente de que chegou a hora de morrer.

Quando o soldado romano caminha em sua direção e diz pode sair Barrabás! você está livre!

Quem sabe muito assustado e sem acreditar no que estava ouvindo, perguntou: mas eu não vou morrer?

Tendo o soldado Romano assistido tudo lá fora e também sem acreditar no que estava acontecendo, responde:

-outra pessoa vai morrer em seu lugar!

Desta forma Barrabás é levado até a presença de Pilatos para ser posto em liberdade.

Chegando ali se encontra com aquele que morreria em seu lugar, e por alguns instantes Barrabás olha nos olhos de Jesus e pensa em seu interior: O que será que ele fez para morrer em meu lugar?

Apesar de estar com os lábios imóveis escuta uma voz que lhe diz no coração:

-vai em paz! Você está livre! Eu morrerei em seu lugar.
Nada se sabe, se Barrabás mudou de vida, nem o que aconteceu com ele depois da morte de Jesus.

Foram feitas muitas tentativas de supor qual efeito aquele episódio teria tido na vida de Barrabás, um prisioneiro com a morte decretada em sua vida, e que derrepente, teve um inocente crucificado em seu lugar.

Será que ele se converteu ao Evangelho após o acontecido? Ou Será que nem se importou e voltou a sua prática criminosa? O fato é que nada se sabe sobre o que aconteceu com Barrabás, e tais perguntas são impossíveis de se responder, no entanto nós, pecadores, tão miseráveis quanto Barrabás, agora, regenerados pelo Espírito Santo, reconhecemos que o Filho de Deus morreu em nosso lugar.

Hoje somos livres pelo poder do sangue de Jesus.

Amém 🙌

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem