A História de Saul na Bíblia – Quem Foi o Rei Saul?

A História de Saul na Bíblia – Quem Foi o Rei Saul?

A História de Saul na Bíblia
Nos dias atuais sobrevivemos em uma aliança e por meio da fé veja o que a bíblia sagrada nos diz:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."(Efésios 2:8)

Porém compreendemos que o homem “pode cair da graça”, em outras palavras, pode se perder ainda que possua experiência com Deus, e com isso ficar desesperançoso, mesmo que se arrependam de seus pecados.

O Rei Saul, em uma comparação audaciosa pois vivia  em um outro tempo.

Ou seja, estava “sob a lei” e não longe do amor e da graça de Deus que sempre se manifestou na história da gente, “caiu da graça”. Uma pessoa escolhida para reinar em Israel no qual finalizou sua vida em um suicídio.

Entretanto, lamentavelmente no meio de sua jornada o coração do rei Saul se perdeu. Vamos conhecer a História de Saul na bíblia.

Quem foi o Rei Saul?

História do rei saul e de davi e repleta de aventuras e emoções, existem algumas perguntas que no decorrer deste estudo iremos explicar como:

quem foi o primeiro rei de israel antes de saul? quem foi o rei depois de saul? quem foi o pai do rei saul? quem foi o rei antes de saul? quem era saul? quem foi saul? O importante saber que a historia biblica de Saul é muito importante nos dias atuais.

A palavra Saul em hebraico significa “Pedido de Deus”. Saul fazia parte da tribo de Benjamin, o nome de seu pai era Quis.

A descendência do rei Saul foi: Afias que gerou Becorate, Becorate que gerou Zeror, Zeror que gerou Abiel, Abiel que gerou Quis e Quis gerou o rei Saul.

O pai de Saul era um homem rico e influênte em sua época, e Saul foi o jovem mais atraente de Israel, o mesmo era um jovem bonito e alto, os outros chegavam apenas nos seus ombros. Saul era pai de 6 filhos homens: Jônatas, Isvi, Malquisua, Is-Bosete, Armoni e Mefibosete, e filhas, Merabe e Mical.

Resumo da História do Rei Saul


Diante os tempos que o rei Saul vivenciou, existiu uma guerra sangrenta contra os filisteus. todas as pessoas os guerreiras e corajosas que o rei Saul conheceia, o mesmo convocava instantaneamente os para seu guarnição. (1º Samuel 14:52).

A bíblia sagrada nos ensina na história do rei Saul que um pequeno número de jumentas do grupo que pertencentencia a Quis, se desgarraram e ele pediu que Saul com seu criado fosse atrás delas para procura-se elas. Os mesmos obedeceram, porém não as encontraram.

Dessa maneira, Saul ordenou ao criado que o mesmo voltasse para casa após toda a procura, sendo que os mesmos passaram por inúmeras regiões e ele justificava que caso contrário seu pai Quis, iria deixar de se angustiar com as jumentas para preocupar-se com eles.

"Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir." (1 Samuel 9:6)

Contudo Saul indagou falando: “O que nos ofereceremos ao homem?”. e ele não estva com nada, mas o seu servo possuía 3 gramas de prata e observando isso Saul e seu criado decidiiu ir até Samuel. Os mesmos chegaram até onde estava Samuel e eles estavam a oferecer sacríficos no altar do monte.

É relevante, a bíblia sagrada diz que, no dia anterior dessas ocorrências, Deus já tinha apresentado a Samuel tudo o que sucederia, porém, falou que Saul iria procura-lo e lhe deu uma instrução: “Unge-o como líder sobre Israel, o meu povo.

"Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo; porque o seu clamor chegou a mim." (1 Samuel 9:16)

Deus libertará o povo de israel do controle dos filisteus, pois ele tinha visto o sofrimento do povo e ouviu os seus súplicas de ajuda.

No princípio do Reinado de Saul


Logo após 1 mês, aconteceu a 1ª guerra com o comando do rei Saul. A guerra foi contra o povo amonitas. O rei Saul e seu povo foram vitoriosos eliminando o acampamento do povo amonita e quase todos os seus adversários.

Saul x Davi


Ofilho de Saul, Jônatas, era muito amigo de Davi o mesmo ajudou bastante em sua jornada mesmo diante da perseguição de seu pai Saul que estava por vir.

O ciúme devastador de Saul em relação a Davi partiu por esse motivo: “Quando os soldados retornavam para seu lar, depois que Davi venceu e matou o grande filisteu (A saber, o “gingante Golias” – Pois as batalhas e guerras continuavam), as meninas saíram de todas as cidades de Israel em direção a Saul com canções e coreografias.

Davi na Terra dos Filisteus


Após um longo período de perseguição, Davi foi amparado pelos filisteus, pois estabeleceu em seu coração:

"Disse, porém, Davi no seu coração: Ora, algum dia ainda perecerei pela mão de Saul; não há coisa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos filisteus, para que Saul perca a esperança de mim, e cesse de me buscar por todos os termos de Israel; e assim escaparei da sua mão.'E, sendo Saul avisado que Davi tinha fugido para Gate, não cuidou mais de buscá-lo."(1º Samuel 27:1 e 4)

O Fim Complicado de Saul


Em determinado período, os filisteus juntaram seu exército para guerrear contra o povo de Israel. Davi foi isentado daquela guerra e juntamente com todos os seus soldados partiram a cidade que os filisteus lhes haviam intitulado.

Na guerra Saul sorfreu um grave ferimento. Sendo assim, o rei Saul ordenou que um dos seus soldados matá-lo, mas como houve uma negativa, ele mesmo sacou sua própria espada e atirou-se sobre ela, suicidando-se. e seu soldado também se suicidou.

Um dia posterior, os filisteus achou o corpo de Saul, de seus filhos e soldados.

Logo, cortaram a cabeça de Saul e o furtaram das suas armas, e expalharam o fato para todo o povo filisteu e os mesmos colocaram seu cadáver decepado da cabeça nas muralhas de Bet-Shan, Bete-Seã.

Quando o povoado de Iavesh-Guilad, Jabes-Gileade souberam do ocorrido que os filisteus tinham feito ao rei Saul e seus soldados, os mais valentes do povo foi pela parte da noite a Bete-Seã e retiraram da muralha os corpos de Saul e seus 3 filhos e os levaram para a cidade de Jabes, e lá os cremaram. Logo após recolheram os seus corpos e os enterraram debaixo da Tamargueira de Javes, por fim jejuaram durante 7 dias (1º Samuel 31.8-13).

CONCLUSÃO

A lamentação de Jesus está relacionada ao profundo lamento de ver seu projeto declinar, jamais pela sua infidelidade e falta de entendimento, assim Jesus tem todo o comando e permanece fiel, porém devido as escolhas erradas do homem, tendo o livre arbítrio, teima em realizar.

Não será a primeira vez que Deus se lamentou profundamente e nem foi a última e até mesmo na atualidade ele tem se lamentado? Pode parecer uma observação difícil, porém quando realizada pessoalmente e tem o “poder da salvação em sua existência”, logo tendo conhecimento do que foi feito de errado gera arrependimento e perdão.

E mesmo poderia dar tudo certo, mas o rei Saul quis percorrer sua jornada sem Jesus. Sem Jesus a vida é destinada a derrota, Com Jesus a vida é cheia de vitórias.

Segue a referência bibliográfica desse estudo na bíblia sagrada (1º Samuel 9:31; 2º Samuel 2:8-10 e 2º Samuel 21:8)

Que Deus Abençoe!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem