Quem Foi Natanael?

Quem Foi Natanael?

Quem Foi Natanael?
Natanael foi o discípulo que Jesus chamou de, o "verdadeiro Israelita" de acordo com a palavra de Deus, examinamos especialmente que Natanael foi um dos doze originais apóstolos de Jesus Cristo. Pouco se fala sobre ele nos evangelhos e o que estudamos sobre ele, vem especialmente de um encontro diferente com o Senhor Jesus, em que Jesus afirmou que Natanael era um judeu exemplar e sensível a obra de Deus.

Natanael Também Conhecido Como Bartolomeu

Natanael tem a evidência de ser a primeira pessoa catalogada a assumir sua fé em Jesus Cristo como um filho de Deus e Salvador da humanidade. Natanael se tornou discípulo, logo após o chamado de Jesus. Transformando-se em uma importante testemunha da ressurreição e da ascensão de Cristo. Tornou-se um valoroso missionário, espalhando a mensagem do evangelho.

Quais as referências bíblicas da história de Natanael?


Os relatos sobre Natanael podem ser encontrados em: Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:14; João 1: 45-49, 21:2; e Atos1:13.

Onde morava Natanael?


Natanael era de caná da Galileia. O início da vida de Natanael é desconhecido. Após o encontro com Jesus ele tornou-se seu discípulo, Evangelista e missionário.

O nome de Bartolomeu sempre segue Felipe na lista dos doze apóstolos, nos evangelhos sinopticos. No evangelho de João Bartolomeu não é citado, enquanto isso Natanael é mencionado depois de Felipe, semelhantemente a presença de Natanael com outros discípulos no mar da Galileia, depois da ressurreição de Jesus Cristo, sugere que ele era um dos doze originais apóstolos.
(João 21:2)
 

Como se deu o chamado de Natanael?


O evangelho de João relata O chamado de Natanael por Felipe. Os dois discípulos podem ter sido amigos, pois Natanael foi conduzido
 por Felipe a Jesus.

Felipe encontrou Natanael e falou, encontramos aquele sobre quem Moisés escreveu na lei, e sobre quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré filho de Jessé (João 1 45)
A princípio, Natanael estava desconfiado quanto a ideia de um Messias de Nazaré! Pode vir alguma coisa boa daí? (João 1:46) mas Felipe o incentivou: venha e veja.

Quando os dois homens se aproximaram, Jesus chamou Natanael de "verdadeiro israelita", em quem não há nada errado, depois relatou que vira Natanael sentado sob uma figueira.

Após ter chamado Natanael de verdadeiro israelita, Jesus afirmou que seu caráter era de um homem piedoso, receptível a obra de Deus.

Então Jesus surpreendeu Natanael comprovando o seu poder sobrenatural, ao referir-se ao momento em que Natanael encontrava-se em baixo da Figueira.

Com isso Jesus não quis apenas atrair a atenção de Natanael, mas por sua visão Oniciente, o deixou desprevenido.

Natanael ficou admirado ao ver que o Senhor já o conhecia e que ele estava atento aos acontecimentos de sua vida.

O entendimento exclusivo de Jesus sobre a vida de Natanael e o recente fato sobre a figueira, fez com que Natanael respondesse com uma surpreendente confissão de fé, proclamando Jesus Cristo como Divino filho de Deus o Rei de Israel. Com isso Jesus prometeu a Natanael que ele teria uma visão maravilhosa
do filho do homem.

Ele então acrescentou: em verdade vos digo, vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o "filho do homem"
( João 1:51)

Natanael e Bartolomeu são o mesmo apóstolo?


Estudiosos da Bíblia creem que Natanael e Bartolomeu eram o mesmo. O nome Bartolomeu é uma designação de família significando "filho de Tolmai"isso indica que ele tinha outro nome.
Natanael significa "presente de Deus"ou doador de Deus.

O costume das igrejas relata que Natanael trouxe uma tradução do evangelho de Mateus para o norte da Índia. A tradição afirma que ele foi crucificado de cabeça para baixo em Albany.

Forças e fraquezas de Natanael


Quando Natanael encontrou Jesus pela primeira vez, superou sua incredulidade inicial sobre a insignificância de Nazaré, e deixou o passado para trás. Jesus comparou Natanael com Jacob, o pai da nação Israelita. Portanto a referência do Senhor aos anjos 'subindo e descendo' reforçou a semelhança com Jacó.

O que a história de Natanael nos ensina?


É através de sua história na Bíblia que reconhecemos que nossos preconceitos pessoais podem distorcer nosso julgamento. Mas se estivermos atentos a palavra de Deus chegamos ao conhecimento da verdade.

No judaísmo, a missão da Figueira é um símbolo para estudo da lei (Torá). Na literatura rabínica, o lugar apropriado para estudar a Torá é sob uma figueira.

Temos assim a história de Natanael como exemplo de um crente ideal e verdadeiro, em Cristo Jesus.

Resumo da linda história de Natanael 


No texto de João 1:45-49
Observa-se que Natanael tinha um elo com Felipe, pois o texto relata que ao reconhecer que Jesus era o Messias, Felipe procurou para informar seu amigo Natanael, o que nos mostra que Natanael esperava a vinda do Messias, de certo nos revela também a personalidade de Natanael que era de um homem simples, que ao que tudo indica, ele evitava conversas prolongada, quem sabe até por isso, Felipe sem argumentos para convence-lo encerra a conversa e fala vem e vê. 

Porém, quando Jesus começa o diálogo com Natanael ele disse que não havia"dolo"em Natanael, deixando claro que Natanael era um homem justo e que não se encontrava coisa errada nele. Devido sua personalidade forte ele responde a Jesus com a seguinte frase: de onde tu me conheces? O Senhor Jesus responde referente a figueira.
" Antes que Felipe te chamasse eu te vi estando debaixo da Figueira"nesse momento algo muito grandioso ocorreu na alma de Natanael, por isso, a mudança de atitude dele quando passa a crer em Cristo o Messias. "Mestre tu és o filho de Deus tu és o Rei de Israel"

Assim sendo, há realmente uma revelação sobre a Figueira, a pergunta é qual Figueira? 
A figueira a qual Jesus citava não era aquela que Natanael estava naquele instante, e sim outra de um fato que se passou na vida de Natanael há 30 anos atrás, na época do nascimento de Jesus quando o rei Herodes mandou que fosse sacrificado todos os meninos até três anos de idade, era época da profecia do Nascimento se cumprir, nesse período Natanael tinha 2 anos, e quando começou a matança das crianças a mãe de Natanael o escondeu embaixo de uma figueira, e enquanto durou essa matança ela o alimentava escondido. Diante desses acontecimentos podemos imaginar Natanael ali com medo terrível, olhando para cima vendo as folhas da Figueira.

Após a matança a mãe de Natanael disse a ele que nunca revelasse esse fato a ninguém, pois esse era um segredo dele, dela, e de Deus. Porém o fato de Natanael ter a personalidade de um homem simples e de pouca conversa, que viveu com medo por 30 anos, de que o fato fosse revelado, e por isso também que ele aguardava a vinda do Messias ansiosamente. Pois quando recebeu a revelação de Jesus, ele se entregou de Espírito, alma e corpo ao Senhor.
"Mestre tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel".

E esta é mais uma linda história da palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Deus abençoe 🙌

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem