Esboço de Pregação Sobre Zaqueu o Publicano

Esboço de Pregação Sobre Zaqueu o Publicano

pregação de zaqueu

Neste esboço de pregação sobre Zaqueu você vai entender porque ele era conhecido como publicano, vamos entender cada detalhe desse personagem ejeitado e despresado pelo seu próprio povo, que acontece na cidade de Jericó, até o momento da suavirada de chave ao conhecer Jesus e sua salvação.



Mas primeiro temos que entender quem era Zaqueu? e por que ele era conhecido como publicano, para podermos entender cada detalhe dessa bela lição da Bíblia Sagrada.


Pregação Sobre Zaqueu Desce Depressa


Afinal quem nunca ouviu falar essa famosa expreção da bíblia em lucas 19 "Zaqueu Desce de Pressa" mas a frente você vai entender o porque, primeiramente saiba que Zaqueu Era um publicano lider de todos os cobradores de impostos da região, ou seja ele era bastante rico.


O Que Era Publicano?


Na Roma antiga na época de Zaqueu era dividido em classes, uma delas era Publicano no qual Zaqueu pertencia.

Veja o que a bíblia diz em Lucas Capítulo 19 Versículo 1:

“E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico”.

Ou seja os publicanos eram cobradores de impostos eles faziam isso de porta em porta e Zaqueu era o chefe deles. 

A fama dos publicanos era terrível pois eles cobravam tributos acima das taxas que Roma cobrava e com Zaqueu era pior ainda pois ele fazia isso com seu próprio povo que eram os Judeus.

E com isso a vida de Zaqueu ficava cada vez mais difícil com sua ambição por riquezas ele pagava um alto preço. 

Os publicanos eram constantemente perseguidos, e proibido de fazer muitas coisas pela população eles eram constantemente chamados de trapaceiros e vigaristas.

O Que Aprendemos Com Zaqueu e Sua História?


Bom para sabermos isso temos que primeiro conhecer a história de Zaqueu o publicano, o mesmo era judeu e conhecia as leis de Moisés e a palavra de Deus, porém os fariseus distorciam a palavra.

No templo sagrado de Deus existia comercio, não havia preocupação com as viúvas e desamparados, foi nesse meio em que Zaqueu acabou se criando acabando por seder ao seu desejo de  ser ganâncioso e buscar cada vez mais poder e  foi assim nesse contexto que o mesmo se tornou publicano.

Porém Zaqueu conhecia a palavra de Deus e ao saber que o mestre Jesus iria passar po perto algo dentro dele um desejo de se tornar mais completo era a sede de conhecer Jesus. 

Pois na época em que ele vivia como publicano ele nunca tinha encontrado algo que preenche-se esse vazio no interior da alma dele.

E naquele momento Jesus estava passando indo em direção a ele algo que ele procurava a vida inteira estava ali bem perto dele.

Zaqueu sabia que se consegui-se se encontrar Jesus Cristo finalmente ele ia encontrar a paz interior que ele tanto procurava e a verdadeira Salvação da sua alma.

Pregação Sobre Zaqueu e a Figueira


Zaqueu não mediu esforços para ter seu tão sonhado caminho para salvação para ver Jesus, por isso concluimos que dentro dele existia um desejo enorme em conhecer Jesus.

Para Zaqueu não importavam as dificuldades que ele encontrava no meio do caminho.

Confira abaixo as dificuldades que Zaqueu enfrentou ao encontrar o caminho da salvação que é Jesus Cristo:

  • Multidão: Quando Zaqueu se aproximou de Jesus o primeiro grande obstáculo que ele encontrou foi uma grande multidão que rodeava Jesus impedindo que ele de ver a Cristo.

  • Altura: Zaqueu era bem pequeno o mesmo tinha uma baixa estatura o que dificultava ainda mais em ver Jesus.

  • Críticas: Muitas pessoas julgavam Zaqueu e diziam que ele não era digno de conhecer a Cristo pois ele era um pecador publicano que estorquia o seu povo.

Diante toda repressão que Zaqueu sorfreu em sua vida o mesmo ainda teve que lhe dar com muitas barreiras para poder ver a Cristo.

Porém aquele dia era especial e Jesus foi ao encontro de Zaqueu.

Sermão Sobre Zaqueu


Ao descobrir que Cristo passaria por perto, Zaqueu sentiu uma felicidade interior imensa ja não existia espaço para sofrimento e aflição.

Ao se deparar com as dificuldades e barreiras o mesmo não viu mais aflição e sim coragem e o mesmo se empenhou mais ainda para ver o mestre Jesus Cristo.

Por isso pordemos aprender alguns ensinamentos sobre essa história de Zaqueu que são eles:

1) Cristo nos Conhece Em Meio a Multidão: Mesmo que a multidão seja enorme Cristo acha Zaqueu na figueira e o chama pelo seu nome isso comprova que ele nos conhece e sabe exatamente quais nossos problemas e dificuldades pois ele é a solução para todos eles. e ele vem ao nosso encontro mesmo quando nós menos esperamos Jesus é a solução.

2) Não Importa o que os Outros Pensam: O mais importante é que Jesus tem uma palavra de salvação e quer nos encontar, Zaqueu era desprezado pelo seu próprio povo pois o mesmo o estorquia, porém Jesus Cristo vem ao nosso encontro não com palavras de desprezo e rejeição mas sim com palavras de Vida  eterna e salvação.

3) Quando Jesus Nos Encontra Tudo Muda: Quando Cristo vem ao nosso encontro tudo muda, tudo se transforma e até aquilo que usavamos para o mal passa ser usado para o bem, pois Zaqueu entrou em seu trabalho com objetivo de ser ganancioso e ter mais poder, porém, depois que ele encontrou Jesus passou usar seu dinheiro para ajudar ao povo mais pobre.

Por tanto, mesmo passando por experiencias ruins e negativas podemos a usar como instrumento para Glória de Jesus ajudando o próximo e amando eles como a nós mesmos.

Conclusão Sobre a Pregação de Zaqueu


Ao final desse esboço de pregação sobre Zaqueu concluimos que Jesus Cristo nos ama mesmo sendo pecadores, o mesmo vem ao nosso encontro para nos mostrar o caminho da salvação, ele não faz acepção de pessoas muito menos olha para nossos erros e pecados no passado, e sim nos convida para ter a vida eterna ao lado do nosso maravilhoso e poderoso Deus.

Dica: quer aprender a pregar com qualidade? veja ao vídeo clicando aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem