Estudo sobre Sansão e Dalila 【Pregação Completa】

Estudo sobre Sansão e Dalila 【Pregação Completa】

pregação sobre sansão

Neste estudo bíblico evangélico sobre Sansão você vai encontrar um sermão de pregação completa, Sansão é um personagem da palavra de Deus muito conhecido e citado ate mesmo por aqueles que não são evangélicos.


Quem nunca ouviu falar da foça de Sansão e seus maiores feitos, Sansão sempre foi conhecido por ser um homem de muita força e não ter medo de seus adversários, e nesse estudo bíblico sobre sansão iremos aprender um pouco mais sobre esse personagem tão importante nas escrituras sagradas.


Estudo e Pregação Sobre Sansão


Neste estudo bíblico e pregação sobre sansão sabemos que o mesmo foi da tribo de Dã na monarquia judaica, sendo que ele vivia na parte Sul ou seja na Faixa de Gaza e Sansão era considerado uma espécie de Juíz dos Juízes, é quando falamos Juíz nos referimos no sentido de Herói.


Veja também a pregação sobre jeremias.


E Sansão era respeitado como um herói devido sua monstruosa força e suas realizações contra seus inimigos os Filisteus.


Teologia Sobre Sansão o Nazireu


A Palavra de Deus nos ensina muita coisa e com ela adquirimos sabedoria atravéz de falhas e acertos dos humanos, por isso sabemos que Jesus nos mostra a verdadeira face das pessoas, com suas fraquezas duvidas e incertezas, e nesse esboço de pregação sobre Sansão a primeira lição que podemos tirar disso é justamente que aquilo que Jesus fala o ser humano tem que obedecer.

E nessa pregação sobre sansão conseguimos nitidamente perceber o chamado de Deus na vida de Sansão antes mesmo de ter nascido Jesus tinha um chamado na vida dele.

Veja o que a palavra de Deus nos dizem (Juízes 13:5):

“Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.”

Jesus avisou a mãe de Sansão que seu filho seria um nazireu, sabendo que os nazireus eram dedicados a Cristo pelo resto de sua vida os mesmo não podiam cortar seu cabelo nem mesmo beber vinho e outras bebidas fortes.

Estudo Sobre a Vida de Sansão


E Sansão por ser um nazireu era abençoado, Cristo chama sua igreja pois ela foi escolhida e separada do mundo, os evangelicos foram escolhidos do Senhor e são propriedade exclusiva de Jesus.

E Sansão começou a ser desobediente a Jesus em algumas coisas, veja o que a Bíblia Sagrada nos relata:

“Poucos dias depois Sansão voltou lá para casar com ela. Saiu da estrada para dar uma olhada no leão que havia matado. E ficou espantado ao ver um enxame de abelhas e mel dentro do corpo do animal morto. Então tirou mel com as mãos e saiu comendo. Foi até onde estavam o seu pai e a sua mãe e lhes deu um pouco. E eles comeram. Porém Sansão não lhes contou que havia tirado o mel do corpo do leão.”

Cristo chamou Sansão para ser nazireu no qual ele deveria serseparado das coisas sujas e nesse dia, Sansão resolve pegar o mel de um leão mortoe ainda oferece para seus pais, por isso para Jesus isso ja seria desprestigiar o voto que ele tinha como nazireu.

E muita gente desonram a Jesus Cristo em pequenas coisas e isso traz consequências para vida inteira do Cristão, mas Jesus deseja um povo reservado que não se distorce nas pequenas coisas, pois ser nazireu seria alguem totalmente dedicado a Cristo.

Esboço de Pregação Sobre Sansão e Dalila


Sansão começou a se desviar do seu chamado, escolhendo a prostituição veja o que a bíblia diz em (Juízes 16:1):

“Certa vez Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta, e passou a noite com ela.”

A prostituição além de ser algo obsceno era algo muito desagradável perante aos olhos de Cristo.

Reflexão Sobre a Vida de Sansão e Dalila


A moral da história de Sansão é que nunca devemos desobedecer ao mestre Jesus sansão se deixou influenciar pelo mundo veja o que a palavra de Deus nos diz:

 “E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte. E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem. (Juízes 16:16,17)”

E Sansão se deixou ser influenciado pelo mundo onde Dalila queria por que queria saber o segredo de sua força ate que um dia sansão cedeu e contou seu segredo, da mesma forma que no mundo pessoas se deixam levar pelas vozes do inimigo e acabam cedendo seus valores.

Nós evangélicos devemos ser fotes e corajosos, devemos se blindar das vozes do inimigo e ouvir mais a voz de Jesus.

Esboço de Pregação Sobre os Erros de Sanção 


Após cometer diversos erros Sansão fica cego!  “Então ela chamou: Sansão, os filisteus o estão atacando!  Ele acordou do sono e pensou: Sairei como antes e me livrarei. Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado. (Juízes 16:20)

Com isso, amados irmãos o maior erro e também frustração de Sansão não foi perder seu cabelo e sim perder a presença do Espírito Santo de Cristo Jesus.

O Que Aprendemos Com Sansão?


O grande aprendizado desse esboço de pregação sobre Sansão é que devemos ser obedientes a Deus e o maior erro e a distração de Sansão foi justamente isso perder a presença de Deus atravéz da desobediencia, como escolhidos de Deus amados irmãos devemos ser fortes resistir ao mundo, buscando sempre fazer a vontade de Cristo Jesus! Amém.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem