O que podemos aprender com a história de Abigail?
Aqui você irá aprender um breve resumo da história de Abigail, a história de Abigail da bíblia é repleta de aventuras e emoções a mesma é contada no velho testamento a mesma era a esposa de Nabal,
Os mesmos foram contemporâneos do rei Davi. Nabal foi uma pessoa muito próspera e rica, o mesmo tinha um patrimônio com grandes terrenos situados em Carmelo, o mesmo também tinha por volta de 3000 mil ovelhas e 1000 cabras (1º Samuel 25:2).
E ao longo deste estudo tentaremos explicar em detalhes os seguintes tópicos:
- A história de abigail e davi;
- A história de abigail na bíblia sagrada;
- Onde está escrito a história de abigail na bíblia;
- Historia biblica de abigail.
Quem Era Abigail?
A palavra Abigail tem o seguinte significado “motivo de alegria”. A Bíblia relata que Abigail, mulher de Nabal, era uma pessoa inteligente e muito agradável aos olhos (1º Samuel 25:3).
Nabal Esposo de Abigail
A palavra em hebraico de Nabal vem da ideia de “néscio, mau”.
Para alguns especialistas Nabal tem o seguinte significado: “um homem como o cão”. Contudo, a bíblia diz que o Nabal, marido de Abigail, tinha uma personalidade contraria a de sua esposa Abigail, pois o mesmo foi um homem grosseiro e malvado (2º Samuel 25:3), E também, Nabal era uma pessoa perversa, arrogante e insensato (2º Samuel 25:17,25).
A História de Abigail e Davi
A História de Nabal e Abigail aparece num momento dcomplicado da vida de Davi o mesmo estava vivendo como um fugitivo do seu perseguidor Saul.
Em certo tempo, Davi estava no deserto quando soube que Nabal estava com seu rebanho de ovelhas e ordenou seus servos à presença dele para lhe pedir ajuda veja o que as Escrituras Sagradas nos diz:
"Pergunte a eles, e eles lhe dirão. Por isso, seja favorável, pois estamos vindo em época de festa. Por favor, dê a nós, seus servos, e a seu filho Davi o que puder".(1 Samuel 25:8).
Entre tanto, Nabal repudiou os mantimentos a qualquer acolhimento, com isso, Davi se irritou e armou-se para guerrear contra Nabal:
"Que Deus castigue Davi, e o faça com muita severidade, caso até de manhã eu deixe vivo um só do sexo masculino de todos os que pertencem a Nabal!"(1º Samuel 25:22).
Davi já tinha ajudado Nabal antigamente, porém quando o mesmo precisou de ajuda, o mesmo não foi atendido veja o que as escrituras sagradas nos relata:
"Davi tinha dito: De nada adiantou proteger os bens daquele homem no deserto, para que nada se perdesse. Ele me pagou o bem com o mal." (1 Samuel 25:21)
A Interferência de Abigail
Abigail foi avisada por um dos seus servos que lhe disse:
“Davi mandou do deserto mensageiros para saudarem ao nosso senhor, porém ele os tratou com rudeza e os expulsou” (2º Samuel 35.14), mesmo eles sendo extremamente respeitosos.
Morte de Nabal
10 dias se transpuseram e então o “Senhor feriu a Nabal” e ele morreu veja só o que a Bíblia Sagrada nos diz:
"Quando Davi soube que Nabal estava morto, disse: "Bendito seja o Senhor, que defendeu a minha causa contra Nabal, por ter me tratado com desprezo. O Senhor impediu seu servo de praticar o mal e fez com que a maldade de Nabal caísse sobre a sua própria cabeça". Então Davi enviou uma mensagem a Abigail, pedindo-lhe que se tornasse sua mulher."(1 Samuel 25:39)
Davi e Abigail
Com todos esses episódios, Davi mandou uma comunicado para Abigail solicitando-lhe em casamento. Abigail prontamente, se arrumou e foi com 5 de suas servas se encontrar com Davi e “se casou” com ele (2º Samuel 25:42). A palavra de Deus ainda registra um filho dessa união, a criança tinha o nome de Daniel (1º Crônicas 3:1).
Abigail, a tinha um papel fundamental de pacificadora, finalmente, não se tem notícias sobre a morte de Abigail aqui na terra, entretanto, conseguimos assimilar um bom conhecimento com sua sabedoria pacificadora e assim considerá-la como prudente filha de Jesus.
A mesma foi considerada um grande exemplo de mulher pacificadora que foi usada por Jesus Cristo para fazer sua obra conforme seu querer.
Tags
Histórias Bíblicas