Quem Foi Matusalém na Bíblia? Porque Ele Viveu Tanto?

Quem Foi Matusalém na Bíblia? Porque Ele Viveu Tanto?

Quem Foi Matusalém na Bíblia

Devido algumas perguntas resolvemos fazer este estudo, quem é Matusalém na Bíblia? matusalém morreu no dilúvio? porque matusalém viveu tanto? matusalém significado? quantos anos viveu matusalém? quem viveu mais tempo na bíblia? quem é o pai de matusalém? o que é matusalém? quem foi o pai de matusalém? para respoder os questionamentos temos que entender sua história resumida, no geral, grande parte da população adoraria viver mais dias, porém creio que nunca alguém almejou completar mais de 900 anos de idade.

Conforme a Bíblia sagrada, Matusalém era a pessoa que viveu mais tempo nesse mundo, completando 969 anos. Matusalem foi filho de Enoque e avô de Noé, sua história é marcada pela crença a Jesus.


História do Matusalém Biblico


A história de Matusalém na bíblia é recheada de grandes aventuras e emoções, mas quem é matusalém na bíblia?


A maior parte da história de Matusalém etá no livro de Gênesis veja o que a bília sagrada nos diz:


"E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque. E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu. E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu. E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé." (Gênesis 5:21-32)


A passagem é uma das únicas que contempla a história de Matusalém na bíblia, de aspecto muito claro e resumido. Logo, não existe registros no livro de outra pessoa que tenha vivido por mais tempo.


O Dilúvio


Matusalém quase presenciou o dilúvio, um tempo em que o ocorrido pelo fato da maldade da humanidade estar crescendo descontroladamente, mas a sua morte foi um pouco antes desse período.


Matusalém chegou a ver seu neto Noé construir a arca e até mesmo escutou suas falas sobre o chamado de Jesus e o que aconteceria com os humanos.


Não é plausível saber se Matusalém confiou em seu neto "Noé" ou lhe apoiou, pois como haviamos comentado, a história de Matusalém surge de uma forma bem clara e resumida, com poucos detalhes e esclarecimentos.


Porque Matusalém Viveu Tanto?


Matusalém foi um homem temente e fiél a Deus o mesmo viveu por mais de 900 anos, para ser mais exato foram 969 anos de vida,


O que mais impressiona nessa história de Matusalém com certeza é sua idade, Em uma leitura detalhada na bíblia é inviável encontrar uma exclarecimento para os anos de vida de Matusalém.


Era normal que os homens daquela época na bíblia antes do dilúvio viviam bem mais tempo que o normal, logo, Matusalém não foi o único a viver por centenas de anos, porém foi o que mais anos viveu 969.


Existe algumas teorias que explicam a vida longa de Matusalém dentre as quais podemos citar:


1) A Esperança de vida: No princípio da humanidade, Jesus permitiu que os homens vivessem mais anos para que a civilização fosse desenvolvida. Porém, em Gênesis é possível notar a primeira referência de anos máximo para os homens, veja o que a palavra de Deus nos diz:


"Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos." (Gênesis 6:3)


2) Contagem dos anos: existe a possibilidade de que a contagem dos dias e anos eram diferentes, seguindo um calendário mais curto.


3) Simbólico: Pode ser que os anos descritos não sejam necessariamente o que os homens possuíam. Elas podem apenas representar dinastias iniciadas pelos mesmos.


Como Matusalém Morreu?


É impossível saber se Matusalém morreu no dilúvio ou antes. Um número reduzido de estudiosos garantem que ele morreu entre o ano do dilúvio e 1 ano anterior.


Nas escrituras sagradas nao diz de forma clara sendo que a dúvida fica no ar, porém por ser neto de Noé é improvável acreditar que ele não estaria na arca com o neto Noé.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem