É Pecado Fazer Tatuagem?

É Pecado Fazer Tatuagem?

é pecado fazer tatuagens?
É pecado fazer tatuagem quando a intenção é incorreta. Fazer uma tatuagem é uma determinação de cada pessoa segundo seu pensamento. É importante que no momento de decidir sobre colocar uma tatuagem, pedir discernimento a Deus e observar se esta tatuagem vai glorificar a Deus.
Levítico 19:28
Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor. Este é o único versículo da Bíblia que fala sobre tatuagem. Quando o Senhor determinou esta ordem, o povo de Israel estava para entrar na terra prometida. (Canaã).

Naquela época os Cananeus faziam inscrições ou marcas no próprio corpo para reverenciar os mortos.

Com isso compreendemos a partir desse texto, que é pecado fazer uma tatuagem para venerar os mortos ou para envolver-se em algumas classes de culto idolatra.

A vontade de Deus é que cuidemos de nossos corpos. Veja o que o apóstolo Paulo aconselhou para a igreja em Corinto:

"Vocês foram comprados por alto preço. Portanto glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo."
1 Coríntios 6:20

É Saudável Fazer Tatuagem?
Principais Riscos da Tatuagem


Reação alérgica à tinta usada; Coceira, inflamação e descamação no local quando a região é exposta ao sol; Formação de queloides que são cicatrizes com relevo e inchaços; Contaminação de vírus de doenças como Hepatite B ou C e AIDS.

Selecionamos abaixo algumas perguntas para fazer, antes de decidir por uma tatuagem.

1) Essa tatuagem é para honrar á Deus? 
Fuja de palavras ou sinais antibíblicos.

2) O procedimento é seguro? 
Evite procedimentos incertos, pois as consequências são irreversíveis, podendo avançar para graves infecções.

3) Terá resultados desfavoráveis em minha vida?
Em algumas circunstâncias as tatuagens podem ser a causa de afastamento social, e algumas vezes, perca de emprego.

4) A tatuagem será um bom , ou mal testemunho?
Se transmitir uma mensagem falsa, o ideal é não fazer.

5) A minha consciência concorda?
Se a sua mente não concorda, não faça.
Romanos 14:22-23

Mas aquele que tem dúvida já é condenado se..., Pois o que ele faz não provém de fé; e tudo que não provém de fé é pecado.

Insisto, que não vivam mais como os gentios que vivem na inutilidade dos seus pensamentos.
Efésios 4:17

É relevante observar que alguns tipos de maquiagem definitiva são tatuagens.

Qual o significado da inscrição na coxa de Jesus em Apocalipse?
Versículo de Apocalipse 19:16 que descreve o cavaleiro com a inscrição" Rei dos reis e Senhor dos senhores"no seu manto e na sua coxa, não serve como fundamento bíblico para se realizar uma tatuagem, como alguns defendem. A finalidade desse texto é relatar uma visão escatológica e gloriosa do Senhor Jesus, e nunca determinar um modelo harmonioso para os cristãos.

Três Motivos Pelo Qual Você Não Deve Fazer Uma Tatuagem


Muitas vezes pecamos devido o incentivo ou o desejo que vem por trás.

1- Rebeldia - Nunca faça com a intenção de irar ou ofender alguém. Se for de menor peça autorização de seus pais.
Efésios 6:13

Filhos obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe - este é o primeiro mandamento com promessa para que tudo te corra bem e tenhas longa vidas sobre a terra.

2 - Para se expor - sua intenção nunca deve ser de atrair a atenção com sua presença ou semblante individual.
1 Pedro 3:3-4

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no seu interior, que não parece, beleza demonstrada no espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.

3 - por moda- as modas estão sempre se renovando. As tatuagens ficam para sempre. 
Hoje em dia existe alguns procedimentos para remoção de tatuagens, no entanto são procedimentos caros, e nem sempre tem resultados positivos.
Efésios 4:17

Assim, eu digo a vocês, e no Senhor insisto que não vivam mais como os gentios que vivem na inutilidade dos seus pensamentos.

Fiz uma tatuagem e me arrependi o que faço?
Se você está certo de que errou e se arrependeu, peça perdão a Deus. O Senhor é misericordioso e perdoa aqueles que verdadeiramente se arrependem.
1 João 1:9

Devido inúmeras perguntas de eleitores de nosso blog sobre: "fazer tatuagem é pecado?" resolvemos fazer um estudo completo sobre o polêmico tema com versículos segundo a Bíblia Sagrada, nos dando embasamento sobre o assunto. Por isso, se você tem curiosidade no assunto, fique conosco até o fim, que nós iremos esclarecer para você. 

Tatuagem é Pecado? Versículo


É pecado fazer tatuagem segundo a bíblia? É isso que veremos a seguir.

Primeiro, você tem que saber que o tema é bastante polêmico, o mesmo divide diferentes pontos de vistas, para os mais variados especialistas e estudantes da palavra de Deus, pois existem membros que falam que a tatuagem é proibida, e deve ser excluída da vida do Cristão, pois não tem embasamento bíblico, e outros membros que defendem que a tatuagem podem ser utilizada livremente porém, mais à frente você vai descobrir o porquê.

Nesse estudo, nós mostraremos o que a palavra de Deus diz a respeito, com toda moral e ética da vida do evangélico, bem como nosso ponto de vista, conforme o que nos diz as escrituras sagradas.

Todavia, no sentido teológico da palavra, para responder a pergunta sobre: "é pecado fazer tatuagem segundo a Bíblia?", a resposta é "não" ou seja, não é pecado e não há necessidade de desvendar temas e abordagens sobre as pessoas tatuadas.

Tatuagem é Pecado na Bíblia?


Buscando na palavra de Deus, sobre versículos que falem sobre tatuagem, o único que aborda o assunto com exatidão, está no livro de Levítico no velho testamento, que fala o seguinte: "não fareis cortes no teu corpo como sinal de lamento pela morte de alguém, também não fareis nenhuma tatuagem. Eu Sou o Eterno" (Levítico 19:28) todavia, é preciso entendermos as circunstâncias.

Nesse versículo, Jesus está dizendo para Moisés a respeito das leis sociais e culturais que deviam ser aplicadas ao povo de Israel daquela época, os assuntos ali abordados foram usados no contexto da antiga aliança, e na atualidade estamos na Nova Aliança pela graça de Deus.

Porém, nem mesmo na antiga civilização, existia a criminalização do pecado da tatuagem, o contexto é bem simples "não se deve marcar o corpo ao fazer tatuagem em lamento ou homenagem pela morte de alguma pessoa" a questão é o seguinte, as adversidades não estão na tatuagem em si, mas sim, no que ela pode significar, como por exemplo, uma idolatria, e algum outro tipo de pecado.

Sabemos das dificuldades dos dias atuais, porém podemos afirmar que não é a tatuagem e sim a motivação do que ela pode representar. Na realidade em que vivemos, na Nova Aliança, as leis e pecados impostos que eram praticadas no passado não se resume aos atos, e sim nos incentivos, veja no Novo Testamento Deus nos dando um novo significado, quebrando alguns tabus de religiões. Veja o exemplo quando o eterno fala:

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não mataras; mas quem assassinar estará sujeito a juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a juízo. Também qualquer que disse a seu irmão: Racá, será levado ao tribunal. E qualquer que o chamar de idiota estará sujeito ao fogo do inferno. Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta. Entra em acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho do tribunal, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, o juiz te entregue ao carcereiro, e te joguem na cadeia. Com toda a certeza afirmo que de maneira alguma sairás dali, enquanto não pagares o último centavo” (Mateus 5.21-26)

Então, você conseguiu interpretar melhor Seu Chamado? tudo está relativamente interligado a motivação, os atos são apenas consequências do ato em si.

Este estudo não tem a finalidade de apoiar você que está lendo, sair por aí fazendo várias tatuagens em seu corpo. Porém, recomendamos para que em tudo você verifique a "motivação" Jesus conhece o coração de cada pessoa (1 Samuel 16:7 Romanos 8:27), isso sempre foi assim, não se iluda podem existir muitos tatuados mais religiosos de que outras pessoas que não são, mas não passam de frequentadores. porém, o julgamento cabe a Jesus o criador.

Nas tatuagens, existem alguns pontos que temos que refletir, levando em consideração o que já foi explicado no estudo acima, responda a seguinte pergunta, você irmão tem o desejo de fazer uma tatuagem? Reflita e responda os seguintes questionamentos:

1) No que a tatuagem irá exaltar a Jesus Cristo? Qual o motivo dela em nossas vidas sabendo que nós temos um propósito nesse mundo.

2) se você tiver em mente que não existe nenhum motivo para sua tatuagem. Porém, você quer fazer simplesmente porque você gostou. então reflita bastante, pois o que será desenhado e escrito na sua pele, tem que ser levado em consideração, e muitos princípios religiosos que merecem toda a nossa atenção e respeito.

3) buscar a Deus em oração, é a melhor atitude que você pode fazer, se você já fez isso, receba paz de Deus siga em frente, Porém, se não orou ainda faça, pois orar é necessário em todas as coisas que a gente faz em nossa vida.

4) Em qual parte do seu corpo você deseja fazer a tatuagem? O local ficará amostra ou induzirá o seu semelhante a ter erros, terá conotação sexual? Se esse for o caso, reconsidere a situação e não faça tatuagem.

5) ao colocar uma tatuagem em seu corpo é claro que não impedirá você de servir a Deus todo poderoso, porém, se você caso precise entrar em uma nação para evangelizar e a tatuagem for considerado um erro?

6) Existem membros da congregação que não aceitarão servir com alguma pessoa tatuada. A motivação delas por Jesus será considerada, porém, Será que não vale a pena considerar se causará algum incômodo em outro membro? É preciso que a gente tenha bom senso e ande nos caminhos do Senhor Jesus.

7) responda o seguinte questionamento: "você vai se arrepender depois de ter colocado uma tatuagem em seu corpo?" saiba que a tatuagem é algo fixo e permanente, que não irá sair do seu corpo.

8) uma dica bem clara para sua vida, nunca faça a tatuagem por teimosia.

9) essa dica vai principalmente para as pessoas que são menores de idade, primeiramente consulte seus pais, seus líderes e pastores. É muito bom termos a opinião de quem entende do assunto, para nos ajudar em nossas decisões.

10) seu corpo é comprometido com Cristo, é santuário do Espírito Santo (1° Coríntios 6:19-20) por isso, cuide muito bem dele.

Por isso peço a Deus em oração, que lhe dê forças e faça você sua melhor escolha.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e purificar de toda a injustiça.

Amém 🙌

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem