História do Rei Acabe

História do Rei Acabe

História do Rei Acabe
A história de Acabe rei de Israel tem muito a nos ensinar, mas porque Acabe foi o pior rei de Israel? Sabemos que o povo sofreu por estar longe de Jesus, e caíram em pecados como a idolatria, e também o lamentável desfecho que Acabe escolheu ao desobedecer.
Toda situação em que Jesus não está a frente é deixado para trás imprescindivelmente e se tornará uma desordem e o fim será dramático.

Quem Era Acabe?


Imagino que você já deve ter se perguntado, quem foi Acabe? A história de rei encontra-se no velho testamento da Bíblia Sagrada, nos capítulos 16 e 22 de 1º Reis.

Acabe Significado


O significado de Acabe surge do verbo acabar. Equitativamente a: termine, conclua, perfaça, mate, destrua, finalize, fracasse, arruíne, decaia.


A história do reinado de acabe na bíblia, o mesmo foi um dos reis de Israel e sua gestão durou cerca de 22 anos em Samaria. acabe foi considerado pior rei de israel, veja o que a bíblia sagrada nos diz:

"E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria. Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele." (1 Reis 16:30-33)

Rei Acabe e a Idolatria Estudo


Acabe se casou com Jezabel, e do lado dela fizeram um altar para Baal em um templo de Baal que também tinha construído na cidade de Samaria. O mesmo também mandou também fazer um poste sagrado.

Acabe foi contemporâneo do profeta Elias que em inúmeras situações foi usado pelo Espírito Santo para ser “voz de Jesus” em sua vida. Porém por causa da idolatria que ele decidiu seguir, Jesus através de seu profeta,

falou que não ia chover no mundo naqueles dias e assim ocorreu fazendo com que aquela severa seca durasse por volta 3 anos.

Deus em tudo o que faz, por mais difícil que pareça, tem como finalidade nortear a humanidade de volta para seus caminhos.

E Seguindo a orientação do profeta Elias, o rei Acabe convocou o povo de Israel e reuniu os profetas de Baal no monte Carmelo. Naquele lugar Elias desafiou que clamasse a Baal para o mesmo respondesse os pedidos de seus servos, porém não ocorreu coisa alguma.

Todavia, quando o profeta Elias clamou ao poderoso Deus contribuindo com sacrifício, o mesmo foi respondido.

Uma chuva caia no tempo de Jesus, a bíblia nos garante que pouco depois voltou a cair chuva – o céu escureceu, chegou uma ventania, e caiu choveu bastante.

E Jezabel, ao ter conhecimento de tudo o que tinha ocorrido pela boca do rei Acabe, tomada de grande raiva a mesma procurou matar o profeta Elias, no qual consideravam seu inimigo, contudo sem êxito.

História de Acabe e Jezabel


A história de Jezabel e Acabe é recheada de emoções, mas você já se perguntou quem foi Acabe e Jezabel? Com a seca e a fome na região de Samaria, porém ao invés de isso transformar para melhor, as coisas só se agravaram, pois em meio a toda essa aflição,

Jezabel – mulher altamente sedutora, em inúmeras vezes governava no lugar do rei Acabe – estava liquidando todos os profetas do Jesus.

História de Nabote e Rei Acabe


Acabe e a vinha de Nabote teria uma excelente plantação de uva próximo do palácio real, em determinado tempo Acabe solicitou que Nabote lhe doasse sua vinha para que o próprio transformasse em uma horta, mas Nabote não aceitou.

O rei Acabe ficou muito furioso com essa circunstância e ficou em um quadro de depressão.

Jezabel ao saber disso, se passou por Acabe, tramou uma cilada e fez com que Nabote fosse assassinado.

Nessa época, Elias foi ao encontro do rei Acabe, depois do ocorrido, e apresentou-lhe uma rígida palavra como resultado de suas ações e comportamentos veja o que a bíblia sagrada nos diz:

"E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue." (1 Reis 21:19)

Depois de escutar Elias e suas palavras bastante pesadas sobre sua pessoa:

"Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava. E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel."(1 Reis 21:25,26)

Qual Foi a Causa da Morte do Rei Acabe?


A morte de Acabe ocorreu depois 2 guerras contra a Síria, existiu paz sobre aquele povoado, porém pouco tempo depois Acabe e Josafá omitindo a voz do profeta de Jesus que falava que se ele entrasse em uma guerra de novo certamente, o mesmo iria morrer, porém, coordenado por profetas falsos que diziam que Acabe queria escutar, em outras palavras, que Acabe seria outra vez vencedor da guerra, os dois marcharam contra Remote-Gileade para reassumir das mãos do rei da Síria.

A Bíblia sagrada nos fala que o rei Acabe escutou tudo isso teve um comportamento humilde, alcançou misericórdia, porém a misericórdia não extingue a justiça de Jesus, bem como veremos no futuro que o mesmo rei abandona o temor a Deus e volta a seguir seus próprios caminhos de sua morte.

Entretanto, em determinada época, um soldado lançou seu arco e atingiu em cheio Acabe. Na mesma hora o rei propôs ao condutor do seu carro de guerra veja o que a palavra de Deus nos fala:

"Então um homem armou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido." (1 Reis 22:34)

Todavia, a guerra ficou ainda mais intensa naquele momento, e os mesmos tinham que continuar com o rei Acabe de pé sobre o carro na frente dos arameus, sírios, no final da tarde, ele faleceu, o sangue de sua ferida escorria no fundo carro. ao anoitecer, um grito fúnebre percorreu toda a base. E esse foi o triste fim do rei Acabe que foi conduzido para Samaria e lá foi enterrado.

Conduziram a realeza e todas suas armas em um açude na região de Samaria, lugar onde as prostitutas tinham o costume de se banhar, e inúmeros cachorros lamberem seu sangue, exatamente como a Palavra de Jesus havia profetizado.

Conclusão


Portanto, entrega sua vida a Jesus confia nele e o mais ele fará (Salmo 37:5), tudo que for decisão a ser tomada longe das instruções de Deus são muito arriscadas. Jesus é o caminho a verdade e a vida, longe de Jesus há caminho de morte.

A história do rei Acabe poderia ser diferente se o mesmo com os seus caminhos entregues a Jesus.

Por isso, entregue seus caminhos a Jesus para que a sua história seja próspera, ou seja, não quer dizer que não existirá guerras e inúmeros obstáculos, porém em Jesus existe segurança e cumprimento de propósito alinhado com o Deus nosso pai celestial.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem