Parábola do Fariseu e do Publicano

Parábola do Fariseu e do Publicano

PARÁBOLA DO FARISEU E DO PUBLICANO
A partir desse momento você vai conhecer uma história maravilhosa no qual é muito proveitosa para nosso crescimento espiritual. É a história do Fariseu e o Publicano.
A história do fariseu e do publicano encontra-se registrada no evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas. 
Naquela época já existiam pessoas que confiavam em sua própria justiça menosprezando os outros. 
Então Jesus contou esta parábola:
Dois homens subiram ao templo para orar, um era fariseu e o outro publicano. O fariseu em pé, orava em alta voz: Deus eu te agradeço porque não sou como os outros homens: roubadores, corruptos, adúlteros, nem mesmo como este cobrador de impostos. Faço Jejum duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo que ganho.

Enquanto o publicano ficou a distância. Ele se quer ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, confessava: ó Deus, sê benevolente para comigo, pois sou pecador.

Eu vos asseguro que este homem e não o outro foi para sua casa justificado diante de Deus.

Por quanto todo aquele que se vangloriar será desprezado mas o que se humilhar será exaltado (Lucas 18: 9- 14).

Existem pessoas que confiam em si mesmas e em seu próprio ego, se vangloriam por tudo de bom que podem alcançar, e com isso menosprezam os outros. Por este motivo Jesus contou esta parábola para mostrar que não devemos confiar na nossa própria justiça. Porque quem é verdadeiramente justo para confiar nos teus próprios méritos?
E quem faz por merecer para alcançar a sua salvação? 
Na qual só podemos alcançar pelo favor da Graça de Deus mediante a fé.

O fariseu estava crente que com sua convocação, o seu bom coração e suas ações, chamaria atenção de Deus para sua oração, estava ciente que receberia suas bênçãos. Ele orou de pé como eles costumavam fazer para chamar a atenção das pessoas. (Mateus 6: 5)

O publicano sequer conseguia olhar para o céu e assim não invocou suas boas obras, pelo contrário, suplicou por misericórdia e graça para perdão de seus pecados e salvação de sua vida.

As atitudes do fariseu com seu coração arrogante e soberbo não agradaram a Deus.
Deus se agrada de um coração humilde que gera frutos de arrependimento e independência de seu amor.
Só é possível a justificação através de Jesus Cristo.

Diferença entre o fariseu e o publicano.

O fariseu tenta se auto justificar.
O publicano reconhece que precisa e depende de Deus.

Jesus contrasta um fariseu, obcecado por sua própria virtude, com um publicano saduceu que humildemente pede a Deus misericórdia.

É interessante que no evangelho de Mateus Lemos o seguinte: e quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas a fim de serem vistos pelos outros (Mt6:5)
Na parábola do fariseu e publicano percebemos que o fariseu estava fazendo exatamente o contrário do que diz o ensino do Senhor Jesus registrado nas escrituras sagradas.
Podemos observar também que este fariseu não cumpria com o nono mandamento que Deus ensinou a Moisés através da lei: "não dirás falso testemunho contra teu próximo"(Ex 20:16).
O fariseu falava em alta voz que jejuava frequentemente e dava o dízimo de tudo que ele ganhava. Ele achava que essa conduta fosse um tipo de mérito diante de Deus. (Lucas 18: 12)
Infelizmente hoje em dia ainda existe muitas pessoas que agem dessa maneira como se estivesse lembrando a Deus de suas práticas religiosas e sua contribuição, e não é exatamente isto que Deus espera de nós.

A Bíblia fala que as obras de justiça própria são trapos de imundícia. (Isaías 64: 6).
Pois vocês são salvos pela graça por meio da fé, e isto não vem de vocês, não por obras, para ninguém se glorie.( Efesios2:8-9)

LIÇÃO PRINCIPAL DA PARÁBOLA DO FARISEU E DO PUBLICANO.

Naquela época as pessoas tinham costume de orar olhando para o céu, porém o publicano da parábola olhou para o seu interior e, batendo a mão contra seu peito, reconheceu sua miséria diante de Deus e clamou por misericórdia.

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA FARISEU NA BÍBLIA?

Membro de uma seita de judeus que ostentava a grande santidade exterior na vida (depreciativo) hipócrita, fingido.

QUAL ERA A FUNÇÃO DOS PUBLICANOS?

Eram considerados publicanos os responsáveis pela arrecadação de taxas, tributos e impostos no âmbito da antiga Roma imperial.

Os fariseus eram os representantes mais rígidos da espiritualidade judaica, tinham muita influência com o povo e era um dos principais grupos religiosos dos judeus.

A lição principal da parábola do fariseu e o publicano é a importância da oração humilde perseverante, o humilde alcança exaltação, enquanto que o exaltado será humilhado.
O publicano voltou para sua casa justificado diante de Deus ele encontrou paz e descanso para sua alma.
Pois um quebrantado coração toca o coração de Deus.

Que Deus abençoe a todos nós!

Se você gostou desse estudo comente e compartilhe, para que mais pessoas possam alcançar o conhecimento da palavra de Deus.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem