Parábola das Dez Virgens

Parábola das Dez Virgens

Parábola das Dez Virgens
Estudo e significado:
A parábola das dez Virgens foi contada por Jesus para nos mostrar a importância de estarmos preparados para sua volta.
A chegada do noivo representa a segunda  vinda do Senhor Jesus. As virgens representam todos nós que devemos estar preparados esperando por ele.

A Parábola das dez Virgens, também conhecida como parábola das Virgens Néscias, é uma das parábolas mais conhecidas de Jesus. No entanto ela parece em  apenas um, dos evangelhos canônicos. De acordo com Mateus 25:1-13. 
As cinco virgens que estão preparadas para a chegada do noivo são recompensadas, enquanto que as cinco que não estão preparadas, são excluídas do banquete de casamento.

Qual o propósito?

Jesus contou esta parábola quando estava explicando sobre sua vinda no fim dos tempos. Depois do sermão escatológico ele utilizou essa ilustração para nos ajudar a entender a importância de estarmos em constante vigilância até a sua vinda.
O contexto da parábola fala acerca da segunda vinda de Jesus, no capítulo anterior a parábola (Mateus 24), o Senhor fala aos seus discípulos esclarecendo os sinais que antecederão a sua vinda: aumento do ódio, surgimento de falsos profetas, dias atribulados, perseguição, guerras, fomes, diminuição do amor, traição.
Jesus falava claramente sobre a importância de estarmos preparados porque ninguém sabe o dia nem a hora em que acontecerá (Mateus 24: 42- 44). E Jesus segue seus ensinamentos contando a parábola das dez Virgens, dando continuidade aos ensinos que já estava fazendo.

"O reino dos céus será semelhante as dez virgens, que pegaram suas Candeias e saíram para encontrar-se com o noivo"(Mateus 25:1). Cinco eram prudentes, e cinco delas eram néscias. (Imprudentes).
As imprudentes ao pegar suas lamparinas não levaram óleo consigo. As prudentes, além das lamparinas levaram óleo nas vasilhas. E com a demora do noivo todas ficaram sonolentas e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito : Eis o Noivo! Saiam ao encontro dele!
Então as dez virgens levantaram e prepararam suas lamparinas. As cinco imprudentes disseram dêem a nós um pouco do óleo que vocês trouxeram, porque as nossas lamparinas estão se apagando.
As prudentes responderam não! Porque vai faltar tanto para nós como para vocês!
E saindo as nécias para comprar o óleo, chegou o noivo, e as cinco que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E fechou-se a porta.
Quando as imprudentes chegaram dizendo Senhor, Senhor, abra nos a porta. Mas o noivo respondeu:"Em verdade lhe digo que não as conheço". Portanto vigiem porque vocês não sabem o dia nem a hora. Mateus 25:1-13

Semelhantemente Jesus disse que "muitos dirão a mim naquele dia; Senhor, Senhor... Não temos nós profetizado em teu nome? Em teu nome não expulsamos os demônios? E, em teu nome, não realizamos muitos milagres? Então lhes declarei: nunca os conheci. Afastai-vos da  minha presença, vós que praticais o mal"(Mateus 7: 22- 23).

Nessa parábola, o Salvador nos ensinou a preparar-nos para a sua segunda vinda. Portanto sêde fiéis, orando sempre, mantendo vossas lâmpadas preparadas, acesas, e tendo convosco óleo, para que estejais prontos na vinda do esposo.

Quem eram as cinco virgens prudentes?

As virgens prudentes são símbolos para alma cristã que é voltada para Deus, praticando as cinco virtudes. Enquanto as virgens Néscias simbolizam os cinco tipos tradicionais de perversões.
As prudentes representam aquelas pessoas que ouvem o evangelho e se convertem, creem e se arrependem, vivem verdadeiramente para Jesus. Essa é a forma de nos prepararmos para segunda vinda de Jesus (2 Pedro 3:11-13)

O que significa néscias?

Trata-se de alguém ignorante, inepto. Pode também ser alguém que não é sensato ou Prudente, que é irresponsável, diz respeito a um indivíduo que não sabe, ou não compreende bem.
As cinco virgens imprudentes representam as pessoas que, tendo ouvido evangelho não mudam de vida, não nascem de novo. Continuam na velha vida de pecado, não se arrependem, nem pensam nas consequências do que fazem. 
Não podemos deixar a mudança de vida para depois, pois não sabemos se vamos ter outra oportunidade. Precisamos crer que Jesus veio para nos salvar e entregar nossa vida a ele, reconhecendo nossos pecados, começando uma nova vida dedicada a Deus, em vez de ser escravizada pelo pecado. (Romanos 13: 11- 14).

A vinda de Cristo é motivo de grande alegria para o seu povo. Porque nesse dia iremos entrar, pela fé mediante a graça de nosso Senhor Jesus Cristo na grande festa eterna do céu! Viveremos para sempre com o nosso Deus.

Que lição tiramos da palavra da parábola das dez Virgens?

Na parábola o azeite da lamparina das Virgens prudentes, representa sua obediência e retidão. Cada um de nós enche a própria lamparina, que representa a nossa vida com obediência e retidão. As bençãos que o nosso pai celestial nos dá pelos nossos atos dignos não podem ser dadas a pessoas desobedientes.

Que Deus nos abençoe 🙌

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem