Como Dirigir Um Culto Infantil Passo a Passo

Como Dirigir Um Culto Infantil Passo a Passo

Como Dirigir Um Culto Infantil Passo a Passo
 
Como organizar um culto infantil.

O Alvo principal: as crianças.

Portanto , todos os critérios do culto, tem que ser direcionado a elas. Devemos ter todo cuidado e a mesma responsabilidade quando organizamos um culto tradicional.

O Culto infantil deve ser cuidadosamente preparado porque as crianças são inocentes em tudo. Mais a Bíblia nos relata que devemos ser como Crianças porque delas é o reino dos Céus .


Marcos 10,13-16


As crianças eram levadas para que tocassem em Jesus, mas os discípulos as repreendiam. Com isso, Jesus ficou indignado e disse: “Deixai vir a mim as crianças , Não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. Então, abraçando-as, abençoou-as, impondo as mãos sobre elas.


Normalmente ensinamos nossas crianças, orientamos naquilo que achamos ser o certo. Ao mesmo tempo que ensinamos, também aprendemos muito com elas, quando recebemos seu amor, seu carinho, e inocência. Deus se agrada quando nos prontificamos a ensinar e orientar nossas crianças de acordo com os princípios bíblicos e ensinamentos de Jesus.


O ministério Infantil é muito importante em nossas Igrejas, pois são pessoas que Deus levantou para estar à frente ensinando e orientando, para crescimento e sabedoria, pois essas crianças serão o futuro de nossas igrejas.  


Em destaque temos os professores da escola dominical, regentes e os coordenadores do departamento infantil, pessoas escolhidas e preparadas para tomar a frente desse ministério, com a responsabilidade de ensinar a importância de Deus em sua vida e na sua família.


Algumas igrejas organizam coral do departamento infantil, assim elas também tem a oportunidade de louvar e engrandecer ao Deus todo poderoso. Pois é da boca das crianças que sai o perfeito louvor.


O culto infantil deve ser alegre, dinâmico, e que chame a atenção das crianças, e se possivel organizar para que elas também participem ativamente nas oportunidades. Como orações, louvores e leitura da palavra. Algumas igrejas treinam as crianças para participarem na direção do culto, assim elas se acostumam desde cedo a ter a responsabilidade e habilidade com as coisas de Deus.


A diferença do culto infantil é que toda a programação será voltada a este público, com o objetivo de instruir as crianças a orarem, louvar, e adorar a Deus com reverência a sua palavra.


Os louvores devem ser totalmente direcionado para elas.


É importante também ter apresentações de histórias bíblicas, desta maneira elas aprendem a dar importância na palavra e nas histórias da Bíblia.


O momento da palavra


A palavra de Deus deve ser lançada de maneira clara, ilustrada e objetiva, dessa forma consegue-se atrair a atenção deste público.


Pois esta é a hora mais importante, é um momento em que as sementes estão sendo plantadas em cada coração.


Conteúdos para um culto infantil.


Orações, louvores, palavra de Deus, teatro, apresentações direcionadas a este público.


O cronograma deve ser preparado com antecedência, obedecendo a ordem das apresentações.


Cumprindo também o horário de início e término do culto, assim teremos um culto organizado e abençoado por Deus.


Exemplo do cronograma:

19:00 – Inicio do Culto , Palavra para começo de culto

19:10 _ oração inicial 

19:15 – Louvor com as Crianças, apresentações e oportunidades etc....

19:50 _ momento reservado para ofertas e dízimos.

20:00 palavra voltada para as crianças.

21:00 _ término do culto.


Com cronograma o culto fica organizado e digno de um Deus todo poderoso.


Que Deus em Cristo nos abençoe 🙌

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem