História de Jó

História de Jó

 
quem foi Jó

Quem era Jó ?


Jó habitava na terra de Uz, conforme a Bíblia relata, era um homem íntegro, reto temente a Deus, e que se desviava do mal. Era um homem muito rico, tinha sete filhos e três filhas, possuía 7000 ovelhas, três mil camelos, 500 juntas de boi, e 500 jumentas, incluindo também muitos servos e servas a seu serviço.



O autor do livro de Jó é desconhecido, mas obviamente era um homem sábio e culto, com aptidões literárias. Não se sabe a data dos acontecimentos de Jó , as evidências de um contexto patriarcal inclui a idade avançada de Jó (mais de 100 anos , 42.16), avaliação de suas riquezas de acordo com os rebanhos e servos (Jó  1.3). As datas propostas para a composição de Jó vão desde os tempos patriarcais até o período pós exílico, dependendo de quem seja considerado o autor.


Convivência com os filhos


Seus filhos tinham o costume de fazer banquetes na casa uns dos outros , convidavam suas três irmãs a comerem e beberem junto com eles.


Decorrido o turno de vários dias ,Jó chamava seus filhos e o santificava, oferecendo  holocaustos conforme o número de todos eles, pois assim dizia, talvez meus filhos tenham pecado e blasfemado contra Deus, e assim fazia continuamente.


As provações de Jó


Com a permissão de Deus, Satanás pôde tocar em Jó e colocá-lo a prova, com a ordem para não tocar em sua vida. Pois controle de todas as coisas está nas mãos e no poder de Deus.


Do dia para a noite Jó perdeu tudo que tinha, inclusive seus filhos e filhas.


Foi acometido de uma grave enfermidade sendo desprezado por seus amigos e até mesmo sua mulher, que o incentivou a amaldiçoar a Deus e morrer.


Resposta de Jó


Falas como tola, porventura recebemos de Deus apenas o bem que desejamos e não o infortúnio que Deus nos permite? Em toda essa provação Jó não vacilou nem pecou.


Jó foi gravemente aflingido  por feridas terríveis da cabeça aos pés, passava seus dias deitado sobre cinzas, usava cacos de cerâmica para raspar suas feridas. (2.7-8)


Jó recebe visitas


Os amigos de Jó foram visitá-lo, quando viram o estado em que se encontrava , mal puderam se conter, choraram e lamentaram juntos, assim ficaram em sua companhia durante sete dias e sete noites seguidos, mas esses amigos às vezes se apresentavam com críticas e acusações, pois algumas vezes questionavam que Jó estava em pecado oculto, e que aquela terrível situação decorria do pecado dele. Foram longos momentos de perguntas e respostas até chegar em uma conclusão.


Quando tudo parecia não ter mais jeito, Jó achou que a melhor saída seria a própria morte, ainda assim, diante dessa situação existia uma esperança no fundo do seu coração.


A esperança de Jó


Em meio a calamidade em que vivia, Jó bradava sua declaração de fé,. "Contudo eu sei que meu redentor vive, e que no fim se levantará para me defender ainda que eu esteja no pó do meu túmulo, e depois que todo o meu corpo estiver consumido pela terra, sem carnes, então contemplarei a face do meu Deus, eu o verei com meus próprios olhos. Como anseia meu coração por este dia!"(19.25-27)


Saudades de Jó


Jó sente saudades dos meses passados, dos dias em que Deus o protegia do mal, quando era iluminado pela luz de Deus que brilhava sobre sua cabeça, dessa forma caminhava seguro em meio à escuridão. Declarava saudade de quando gozava de plena Saúde, de quando Deus abençoava a sua casa.

(29.2-4)


Jó pede perdão a Deus


Jó se arrepende da sua revolta e murmuração, e o Senhor o perdoa, ele sabia que Deus tem o poder de realizar qualquer coisa, e nenhum de seus planos podem ser frustrados.


Entendeu que a provação estreitou ainda mais a intimidade e a sua comunhão com Deus.


Bençãos dobrada de Jó


Jó intercedeu por seus amigos que também tiveram suas experiências com Deus, e precisaram por meio de Jó apresentar ofertas e  holocaustos.


O Senhor tornou Jó próspero e concedeu tudo o que possuía em dobro. (42.10)


Fim das provações 


As bençãos finais de Jó foram 14 mil ovelhas, seis mil camelos, 1.000 juntas de boi, mil jumentas, e ainda sete filhos e três filhas

(42.12-15)


Jô viveu fartamente durante o resto de sua vida, viveu 140 anos e viu filhos e netos até a quarta geração. (42.16)


Deus seja louvado! 🙌

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem