A Parábola do Rico Insensato

A Parábola do Rico Insensato

A Parábola do Rico Insensato

A parábola do rico insensato está descrita no evangelho de Lucas 12: 13-21, foi contada por Jesus . Ele nos mostra a loucura de dar demasiada importância á riqueza.

Essa parábola nos faz ver o grande erro de colocar os bens materiais acima de qualquer outra coisa. Jesus relata que um homem rico cuja propriedade estava em abundância de bens , se orgulhava e se preocupava  pois não tinha mais espaço em seus celeiros, para guardar a fartura de suas ceifas.


Resolveu construir celeiros maiores e destruir aqueles que já tinha, onde não comportavam mais tudo que colhia. Com tudo isso pensava que poderia descansar tranquilamente sua alma e desfrutar do melhor da terra, pois possuía muitos bens e assim estaria tranquilo por muitos e muitos anos.


Em momento algum ele pensou em dividir aquela sobra, a sua fartura com as pessoas necessitadas, e nem  pensou em agradecer a Deus pelas grandes bençãos alcançadas.


Deus não se agradou da insensatez deste homem e disse-lhe "louco! Esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será? ( Lucas 12:20).


Contexto da parábola do rico insensato


Essa parábola foi contada por Jesus no momento em que um homem lhe pediu que ele ordenasse a seu irmão dividir com ele uma herança, ele estava com Jesus em meio à multidão e ouvia seus ensinamentos.


É interessante percebermos que Jesus acabara de ensinar á seus seguidores a respeito de confiar em Deus que satisfaz a necessidade de seus filhos (Lucas 12:4 -12). No entanto podemos observar ,  que em nenhum momento  atentou para os ensinamentos de Jesus.

SIGNIFICADO DA PARÁBOLA DO RICO INSENSATO

O homem  incenssato se preocupava muito com os bens materiais, esquecendo-se da importância da vida.


Ele fez planos para sua vida e se preocupou em  acumular muitos bens, pensando que isso seria o bem-estar de sua alma, mas diante de Deus isso não seria nada. em Lucas 12: 15 Jesus fala: "porque a vida de um homem não consiste na abundância de suas possessões".


Alguns pensam que esta parábola desencoraja os servos de Cristo, mas esse não é o objetivo, isso acontece quando desejamos os bens passageiros de tal forma como se dependesse deles pra tudo, esquecendo que acima de tudo existe um Deus que controla todas as coisas.


QUAL O MAIOR ERRO DO RICO INSENSATO


Era egoísta e avarento, jamais pensou em repartir seus bens com as necessitados. Jesus faz uma advertência sobre cobiça, a palavra grega empregada no texto e traduzida como "cobiça" significa "sede de ter sempre mais".


O que aprendemos com o rico insensato


Essa parabola nos ensina a abrir mão da ganância pois não sabemos o dia de amanhã. 


Nosso foco principal deve ser sempre com o Reino de Deus.


Devemos reconhecer a soberania de Deus em todas as coisas. Mas a principal delas é a forma com que olhamos para a doutrina da providência divina.


Buscar segurança nos bens e riquezas desse mundo, ao invés de buscar a presença e as bençãos de Deus é viver como um tolo , insensato e louco.


Que cada dia possamos reconhecer o quanto dependemos de Deus, e que o acúmulo de bens nesta vida, não traz a bem-aventurança de nossa alma.


Que Deus em Cristo nos abençoe 🙌

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem