O Que é Circuncisão na Bíblia?

O Que é Circuncisão na Bíblia?

O Que é Circuncisão na Bíblia?

O que é circuncisão, qual o significado bíblico?

Encontramos na Bíblia mas precisamente no velho testamento circuncisão, como uma pequena cirurgia masculina, era uma marca do povo de Deus. Sendo um mandamento de Deus naquela época em Israel, circuncisão era feita no oitavo dia de vida de todo menino.

Éra uma cirurgia onde era cortada a pele do órgão genital masculino, era feita em todos os meninos judeus no seu oitavo dia de vida.

"0 que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações..."( Genesis 17.12).

A circuncisão foi instituído por Deus e quem  não passasse pelo processo da circuncisão, não seria considerado Judeu.

Porque Deus mandou circuncidar os homens?

Deus pediu para que todo homem do clã de Abraão fosse circuncidado após trocar o nome de Abrão para Abraão,  no qual prometeu uma grande descendência e selou uma aliança única e especial. 

Pediu para Abraão e todos os homens do acampamento que fizesse a circuncisão, como sinal dessa aliança.

Somente os homens eram circuncidados porque eram considerados o líder espiritual de sua família. Tendo a obrigação de obedecer e ensinar os caminhos de Deus a sua família.

Os escravos que faziam parte do povo também eram circuncidados.

"Todo macho nas vossas gerações tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu  dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será a aliança Perpétua"(Gênesis 17.12-13).

"Circuncisão"recebeu um novo significado nas cartas de Paulo no novo testamento onde ele revela o conceito de "circuncisão do coração" no qual tem o significado de uma conversão verdadeira de coração com fé e a obediência a Deus.

O verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer....(Romanos 2.29).

Porque hoje em dia não se faz mais circuncisão ?

Deus renovou a sua aliança com seu povo, com a marca de filhos instituindo assim o batismo.

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai  do filho e do Espírito Santo" (Mateus 28: 19).

Deus se importa com o nosso interior, se a nossa conversão for verdadeira se temos fé e se o amamos de verdade demonstramos que temos um coração circuncidados no Senhor. 

Que Deus nos abençoe 🙌

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem