Quem Era Simão Cirineu na Bíblia

Quem Era Simão Cirineu na Bíblia

quem foi Simão cirineu
O que aprendemos com Simão cirineu? quem foi Simão o cirineu? é isso que iremos abordar nesse estudo mais a frente em detalhes, por isso fique conosco até o fim tenho certeza que Deus irá te abençoar bastante.
E ao longo deste esboço responderemos os seguintes questionamentos e abordagens:

- o que Simão cirineu fazia em jerusalém;
- qual era a profissão de Simão cirineu;
- a cruz do cirineu;
- Simão cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz.

Dentre outros...,e aqui você vai encontrar um esboço sobre porque simão ajudou jesus a carregar a cruz, seja um cirineu.

A história de Simão Cirineu é contada na bíblia no Novo Testamento do cânon bíblico, ou na igreja que que teve início no período da graça: “depois de Cristo”, em sua morte e ressurreição.

Simão Cirineu conforme os evangelhos escritos por Mateus, Marcos e Lucas mostram que Simão Cirineu foi forçado a conduzir a cruz de Cristo a caminho do Calvário: Mateus 27:32, Marcos 15:21 e Lucas 23:31.

Conforme evangelho de João, a bíblia sagrada não mostra essa especificidade (João 19:17), todavia ao ministrar que Cristo Jesus carregou a sua própria cruz, as escrituras que ali estavam sendo pregadas é que Jesus Cristo foi o Dono da situação a todo instante.

Simão Cirineu e Sua História


No momento em que se lê “Simão cirineu”, instantaneamente pensamos que cirineu era o sobrenome de Simão, porém não.

Alusão a cirineu é porque Simão era de uma cidade chamada de Cirene, logo, pode-se dizer com mais clareza assim: “Simão, o cirineu” ou “Simão de Cirene”, por exemplo.

Simão era natural da cidade de Cirene, localizada na Líbia, hoje atual Tunisia, que fica na costa norte da África.

Mais especificamente na cidade de Cirene, lugar de onde veio Simão, existiam inúmeros judeus, logo podemos ressaltar que Simão foi um judeu africano.

Simão era pai de Alexandre e Rufo. Na palavra de Deus conforme escreveu Marcos nos diz em detalhes expondo um pouco de sua família veja o que a palavra de Deus nos diz:

"E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz." (Marcos 15:21)

O Cirineu Simão, era pai do mesmo Rufo e Paulo relatava isso:

"Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha."(Romanos 16:13).

Conhecedores do evangelho dizem que quando Barnabé foi até Paulo para ajudar na Antioquia, o mesmo estava acomodado na casa dos pais de Rufo (Atos 11:25-26).


Conforme alguns estudiosos, não existe referências sobre a morte de "Simão de Cirene", porém podemos compreender que após a morte de Cristo, ele se tornou um cristão ou no mínimo um simpatizante da palavra de Deus.

Que Deus Abençoe Grandemente!

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem