Qual o motivo do pecado de Ananias e Safira?
O motivo do pecado de Ananias e Safira foi por terem mentido para o Espírito Santo. Após terem vendido uma propriedade, combinaram entre si em fazer uma oferta para os apóstulos, ocultando parte da venda e ficando com parte do dinheiro. Devido ao fato de terem mentido, Deus os castigou severamente.
História de Ananias e Safira
Quando Ananias chegou diante do apóstolo Pedro para oferecer a oferta planejada, direcionado pelo Espírito Santo o apóstolo indagou:
"Ananias por que permitistes que Satanás enchesse o teu coração, induzindo-te a mentir ao Espírito Santo, para que ficasses com parte do valor do terreno? Mantê-lo contigo, porventura não continuaria teu? E vendido, não estaria todo o dinheiro em teu poder? Como pudestes permitir que tais ideias dominassem tua vontade? (Atos 5:3-4)
Ao ouvir essas palavras Ananias caiu morto. Seu corpo foi retirado imediatamente e logo sepultado.
Após 3 horas sua esposa Safira chegou, sem saber que o marido estava morto, Pedro lhe perguntou se o dinheiro que tinha dado era o preço todo da propriedade, e Safira respondeu que sim.
Pedro repreendeu Safira; porque havia mentido com seu marido, e a informou que seu marido estava morto. Pedro avisou Safira que as mesmas pessoas que tinham acabado de sepultar Ananias também a iriam sepultar. Após esse relato Safira também caiu morta. Devido a este acontecimento todos ficaram com grande temor de Deus. (Atos 5:9-11)
Ananias e Safira fizeram parte da igreja primitiva em Jerusalém. Naquela época muitos crentes vendiam suas propriedades e ofertavam o dinheiro para sustentar a igreja. Devido a essa generosidade os membros mais pobres da igreja não passavam necessidade. ( Atos 4:32-35)
Que lição podemos tirar da história de Ananias e Safira?
O pecado de Ananias e Safira não está relacionado ao valor que foi oferecido a igreja.E sim ao fato de terem sido influenciados pelo maligno, para mentirem tentando enganar os apóstolos e o Espírito Santo.
A vida de Ananias e Safira foi marcada pela avareza e hipocrisia a fim de manter uma falsa aparência de santidade. Porém Deus não se deixa enganar, ele vê e conhece todas as coisas, tudo está patente diante dos seus olhos.
O castigo aplicado a Ananias e Safira teve como objetivo mostrar aos fiéis daquela época, que de "Deus não se zomba"
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Gálatas 6:7
A obediência é o princípio da sabedoria, e aqueles que obedecem a Deus, e permanecem fiéis estão destinados a herdar e usufruir de todas as bençãos e promessas feitas por Deus.
Lições aprendidas com a história de Ananias e Safira
A primeira lição, é o temor que pairou sobre todos. Os crentes, ficaram temerosos com o que ocorreu com o casal. Inclusive com aqueles que não participavam da igreja, ficaram sabendo das notícias. Ninguém falava nada, estavam todos atônitos com o acontecido , mas hoje em dia? Distante de tais acontecimentos pelo tempo, teria Deus sido tão severo?
Precisamos entender, algo fundamental. A mentira, é uma violação aos princípios divinos, Deus pode até mostrar uma certa tolerância, mas nesse caso em particular, Ananias e Safira sabiam que com essa atitude estariam manchando a igreja que estava iniciando. E Deus em sua soberania não tolerou e provocou a morte de Ananias e Safira, servindo como exemplo a todas as gerações da igreja de Cristo.
A segunda lição, é a que não devemos agir como se Deus não estivesse nos vendo. Deus é amor e graça, mas é soberano e um justo juiz. Deus é onisciente. Aqueles que permanecem no erro, não podem continuar fazendo parte da assembleia dos justos.
A terceira lição.
Jamais pensar que podemos nos esconder de Deus. Algumas pessoas, tentam se esconder debaixo de um falso manto de piedade, santidade e de religiosidade, aparentando ser bons aos olhos dos homens e da igreja. Mas Deus, sonda os corações, e os vê cheios maldade. Para Deus, não existem capas, isto é, tudo ele revela e esclarece.
Conclusão
São inúmeras as lições, que aprendemos com o relato bíblico desse casal. A igreja contemporânea precisa entender como era no princípio dos tempos. Como estamos distantes daqueles tempos! O poder, o status, a vida boa, o reconhecimento e a aceitação social são as coisas que a maioria dos crentes querem. São raros os que se prontificam a servir e viver uma vida de verdade e de sinceridade diante de Deus e dos homens.
Somos até capazes de acobertar nossos intuitos, assim como o casal Ananias e Safira por certo tempo, mas será que nos livramos ante olhar de Deus, que são como chamas de fogo? Quem pode escapar de suas mãos? Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Vou encerrar com o versículo
Gálatas 6:7
Não se deixem enganar, de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Veja Também: