Quem foi Lídia na Bíblia?

Quem foi Lídia na Bíblia?

Quem foi Lídia na Bíblia?

Hoje vamos estudar, conhecer e refletir sobre a vida de Lídia. Lídia foi a primeira mulher a se converter na Europa por intermédio do ministério do apóstolo Paulo.

Lídia era uma mulher bondosa e de muita fé.

Embora Lídia tenha sido relatada em um breve texto do livro de Atos, percebemos o quanto ela foi importante na igreja primitiva.


Lídia morava em Filipos, principal cidade da Macedônia, mas era da cidade de Tiatira, situada  na região de Lídia (estudiosos crêem que o nome dela é uma referência ao lugar em que nasceu)


Lídia era uma mulher próspera. Comercializava tecidos tingidos com corantes de púrpura, dados históricos relatam que a cidade de sua origem, Tiatira, era famosa por seus tecidos tingidos com corantes de cor púrpura.


Essa mulher importante, converteu-se ao Senhor no momento em que ouviu a pregação de Paulo. Ofereceu sua casa para realizar as reuniões e acolher os fiéis, e incentivou as pessoas mais próximas e familiares a aproximarem-se de Cristo pelo seu testemunho.


O ministério de Lídia na comunidade de Felipos foi muito importante na história do cristianismo.


Apesar de Lídia ser uma mulher bem sucedida, não pensou duas vezes ao colocar seus bens materiais casa, seu tempo e seus afetos a serviço da igreja e isto mostra o grande exemplo que ela deixou para os fiéis naquela cidade, e servindo de exemplo até hoje para nós, seu testemunho foi tão verdadeiro que conduziu muitas pessoas ao conhecimento do evangelho.


As características de Lídia


As características extraordinárias existentes na pessoa de Lídia. A bem sucedida vendedora de púrpura que foi salva pelo ministério de Paulo na cidade de Felipos, sendo provavelmente a primeira mulher crente da Europa.


1-serva: pois servia a Deus antes do evangelho entrar em sua terra. Ela adorava a Deus, e o senhor abriu a mente dela para que entendesse o que Paulo dizia.


2- Fiel: "se me julgares que eu seja fiel".


3- sensível: muitas pessoas se encontravam ali reunidas, ouvindo a palavra de Deus, mas somente Lídia abriu o seu coração, por ser uma pessoa sensível a palavra de Deus.


4- Hospitaleira: "venham ficar na minha casa, se é que vocês acham que, de fato eu creio no Senhor.


5- influente: através do seu testemunho e influência foram batizados todos de sua casa, conduzindo-os até Cristo.


"Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com seu nome mostrastes, por quanto ser vistos aos santos e ainda os servis"

HB 6:10


Conclusão


A generosidade material de Lídia facilitou para que ela abrisse sua casa e hospedasse os missionários, sendo isso indispensável no trabalho de Paulo. Ela o hospedou e recebeu o batismo juntamente com seus  familiares e amigos, nos deixando um exemplo de que ela era uma mulher hospitaleira e influente, mostrou ter autoridade espiritual. E com o seu testemunho brilhante ganhou muitas almas para Cristo.


Deus abençoe 🙏

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem