Quem Foi Timóteo na Bíblia? História Resumida!

Quem Foi Timóteo na Bíblia? História Resumida!

história de Timóteo

Umas das mais conhecidas da bíblia foi a história de Timóteo, mas quem era timóteo na bíblia sagrada? o mesmo tem 2 cartas com seu nome no Novo Testamento, uma história de um homem fascinado pelo Evangelho de Cristo e compromissado a fazer a obra de Deus com fé e devoção.

Quem é Timóteo na Bíblia?


Timóteo nasceu em Listra, que na atualidade é a Turquia, filho de pai grego e de uma piedosa mãe judia evangélica com nome de Eunice, e ele ainda tinha Lóide como avó (Atos 16.1 e 2ª Timóteo 1.5), segundo a bíblia sagrada.

Existe algumas curiosidade sobre timóteo e perguntas sobre ele, mas qual era a doença de timóteo? quantos anos tinha timoteo? quem era o pai de timóteo? quem era timóteo discipulo de paulo? qual a idade de timóteo na bíblia? timóteo foi pastor de qual igreja? como paulo conheceu timóteo? quem foi a mãe de timóteo? qual era a profissão de timóteo? timóteo era jovem? timóteo era casado? fique conosco que até o final desta história completa sobre Timóteo você entenderá o porquê.

Um famoso missionário e líder evangélico, amado filho na fé de Paulo (1ª Timóteo 1.2) com trabalho pastoral.

A História de Timóteo na Bíblia

 
A vida de timoteo era repleta de alegrias e emoções, a história bíblica de timóteo é um exemplo a ser seguido até hoje nos dias atuais.

Timóteo era ensinado sobre a Lei e os Profetas e conforme a tradição judaica, as crianças começavam a ser ministradas formalmente no A.T. quando chegavam em 5 anos, Timóteo foi ensinado em casa por sua avó e mãe veja o que a bíblia sagrada nos diz:

"Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus." (2 Timóteo 3:15)

Especialistas falavam que Timóteo iniciou seus aprendizados bem antes de sua idade referida.

Quem Era Timóteo Discipulo de Paulo?


Em outro percurso missionário de Paulo aconteceu por volta do anos cinquenta depois de Cristo, e Timóteo, eventualmente ainda estava com idade de um adolescente nesse caso, levando em conta que ele menciona Timóteo como um jovem em veja o que a Bíblia Sagrada nos diz:

"Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." (1 Timóteo 4:12)

Nesse percurso, Paulo falou para que Timóteo o acompanhasse na sua missão, para esse fim, ele o circuncidou pelo motivo que os judeus que existiam naquela região, e naquela época era do conhecimento de todo mundo que seu pai era grego (Atos 16.4).

Timóteo colaborou fortemente com o trabalho de evangelização da Macedônia e da Acaia e também de inúmeras missões com Paulo conforme sua instrução, até a morte do apóstulo Paulo.

Um número reduzido de pessoas dizem que Timóteo foi evangelizado pelo apóstulo Paulo em sua 1ª excursão missionária direto para sua terra natal, os demais dizem que o apóstulo Paulo, na verdade, não é o “pai na fé” de Timóteo e sim “pai no ministério”, considerando as instruções de sua mãe e avó.

E em meio a sua outra grande excursão missionária, Paulo ordenou que Timóteo cuida-se espiritualmente, servi-se e pastorea-se a Igreja na cidade de Éfeso veja o que a palavra de Deus nos ensina:

"Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina." (1 Timóteo 1:3)

1ª e 2ª Timóteo


A 1ª carta de Paulo a Timóteo foi escrita em sessenta e quatro anos depois de Cristo na Macedônia e a 2ª carta foi escrita por volta de sessenta e seis anos depois de Cristo em um calabouço em Roma, as duas do lado da carta a Tito constitui as “3 cartas pastorais” do apóstolo.

Paulo menciona Timóteo também como “remetente participante” em 6 das suas cartas canônicas: 2ª Coríntios, Filipenses, Colossenses, 1ª e 2ª Tessalonicenses e Filemon.

Considerações Finais


Nas cartas de Timóteo, há uma instrução óbvia de Paulo para seu pastor veja o que a bíblia nos diz:

"Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2 Timóteo 4:1-5)

Muito relevante esse fragmento, visto que o mesmo não se perde no momento e permanece vivo e tangível a todas as nações que se levantarem no cuidado e serviço do reinado.

Não temos informações sobre a quantidade de anos que viveu Timóteo e tão pouco temos informações sobre a sua morte.

Um pequeno numero de pessoas declaram que Timóteo foi um mártir da igreja, porém não existe justificativas para isso.

O importante é o incentivo que Timóteo causa nos jovens que entenderam seu chamado e o concluiu.

Seja assim você amado irmão! invista em seu chamado e viva intensamente a sua vida dedicada ao Reino de Deus.

guarde em seu coração essa palavra irmã(os) devemos buscar sempre primeiro o reino de Deus:

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês." (Mateus 6:33)

Pratique essa palavra, tenho certeza que Deus vai te recompensar imensamente! Deixe seu comentário e compartilhe com um amigo se você gostou, assim mais pessoas poderão ser impactas com o evangelho de Jesus.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem