Significado de Shekinah

Significado de Shekinah

Significado de Shekinah
Qual o significado de shekinah.

Shekinah é uma palavra hebraica que significa " habitação" ou " presença de Deus" para os estudiosos a tradução mais aproximada desta palavra é " A glória de Deus se manifesta".
A palavra Shekinah tem várias grafias, entre elas, Shekinah, Chechina, e Shekina.
O verbo hebraico Shashan é traduzido por habitar ou morar, como também, a palavra Shikan, é traduzida por alojar ou instalar. De acordo com o dicionário hebraico português . As duas palavras possui a mesma raiz da palavra Shekinah, que significa Divina presença ,ou em quem Jeová habita.
Shekinah fala sobre a manifestação da presença de Deus e a sua glória no meio de seu povo, e precisamente da manifestação visível de sua presença, algumas vezes no Antigo Testamento ,exemplo: na nuvem de Glória, no santuário, (Êxodo 40.34-38) ou na primeira vinda de jesus. ( Quando Deus se manifestou em carne).
Shekinah é uma palavra que aparece com frequência na Bíblia hebraica, indicando a presença de Deus. No novo testamento também é referenciada em diversos textos com representação simbólica da presença de Deus habitando no meio do seu povo.
Por ser uma palavra que não é citada na Bíblia muitos têm dúvida se é correto usar a palavra Shekinah.
Há uma especulação envolvendo esta palavra. Isso acontece principalmente, porque escritos de Ramos místicos do judaísmo como a Cabala empregam com frequência essa palavra. Em meio á uma série de conceitos esotérico judaicos surgiram algumas ideias acerca do significado, alguns dizem que Shekinah refere-se a um aspecto feminino da presença de Deus. E outros defendem que Shekinah é o nome de uma antiga deusa pagã. Isso não significa que a palavra Shekinah sempre foi usada assim no judaísmo. Literaturas cênicas anteriores aos inscritos cabalísticos, mostram que a princípio essa palavra foi usada por Exegetas judeus com a intenção de se referir a presença gloriosa de Deus, sem lançar mão do uso de expressões antropomórficas ou antropopáticas. Portanto, eles recorreram a raiz do verbo Shekinah, que significa habitar.
A palavra Shekinah não é citada na Bíblia, mais 
O fato de uma palavra específica não ser usada no texto das escrituras não significa que ela deve ser totalmente rejeitada. A palavra Trindade também não está na Bíblia; mas ela se refere a um conceito claramente Bíblico.
Se a palavra Shekinah foi usada como referência sobre a presença gloriosa de Deus habitando com seus filhos, nesse sentido Shekinah expressa uma verdade Bíblica. Com isso muitos teólogos reformados nunca tiveram problema em usar a palavra Shekinah em suas obras.

Que Deus nos abençoe 🙌

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem