O que é benção apostólica?

O que é benção apostólica?

O que é benção apostólica?

Bênção apostólica é uma profecia de bençãos pronunciada por muitos pastores no final dos cultos, para abençoar a igreja. Essa bênção  é chamada de “apostólica” porque foi escrita pelo apóstolo Paulo na conclusão de sua segunda Epístola aos Coríntios.

É chamada de benção trinitariana por fazer menção ao pai ao filho e ao espírito santo, sendo assim é a benção mais completa do novo testamento.



A bênção apostólica está registrada em 2 Coríntios 13:13. Com base nesse texto, a bênção apostólica consiste na seguinte frase: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês”.


O apóstolo Paulo usava normalmente uma benção para concluir suas cartas , registrando uma bênção final. No entanto, todas elas apresentam uma fórmula mais simples em comparação à bênção registrada em 2 Coríntios.


Em algumas epístolas seguia quase o mesmo padrão: " a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós" (Romanos 16: 20, 24 ;1 coríntios 16:23; Gálatas 6:18 )


Em outras epístolas ele apenas mencionou a frase: " A graça seja convosco".


Na epístola aos Efésios Paulo apresenta alguns detalhes diferentes onde escreveu: paz seja com todos meus irmãos, e amor com fé da parte de Deus pai e do Senhor Jesus Cristo.


Qual o significado da benção apostólica?


Escrita por Paulo,a benção apostólica significa o grande desejo do Deus trino abençoar os redimidos , capacitando com as virtudes , amor, graça e comunhão, sendo assim, uma promessa que se torna real na vida de todo aquele que crê em Cristo.


A Graça de nosso Senhor Jesus Cristo foi revelada através do amor de Deus, e é por meio desse amor que o seu povo tem acesso a essa graça tão maravilhosa.


Em João 3:16 Jesus explicou claramente ao fariseu dizendo que por amar o mundo de tal maneira, Deus entregou seu filho unigênito.


É obrigatório o uso da benção apostólica no culto?


Apesar da maioria das comunidades cristãs possuírem esse costume em seus cultos, não é obrigatório o uso da benção apostólica nos cultos. Porém existe algumas comunidades que não adotam esse costume.


A graça de nosso Senhor Jesus Cristo


O apóstolo destaca na primeira frase a graça de nosso Senhor, O que significa o benefício completo da redenção.


O amor de Deus


Foi revelado através dessa graça tão maravilhosa. Desta forma entendemos que a nossa salvação está totalmente em Deus.


A comunhão do espírito santo


A graça de nosso Senhor Jesus revela o amor de Deus por nós , resultando na comunhão do espírito santo, assim temos o privilégio de receber essa grande benção, Nos tornando uma nova criatura, com a vida marcada pela santificação.


Quem pode pronunciar a benção apostólica?


A resposta pode variar de cada denominação. Sendo na maioria das igrejas os pastores encarregados de ministrar essa benção no final dos cultos, abençoando os fiéis com a graça Divina, o amor divino, e a comunhão divina, que os redimidos desfrutam pela fé em Jesus Cristo.


Que Deus em Cristo nos abençoe 🙌

3 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem