Quem Foi Herodes na Bíblia

Quem Foi Herodes na Bíblia

Quem Foi Herodes na Bíblia

Descubra quem era herodes? um personagem muito famoso na bíblia.


Existiram dois Herodes: o Grande e Herodes Antipas mas a frente você entenderá o porquê.

Quem Era Herodes o Grande na Bíblia?


Herodes, está conectado maldade no coração o que ocasionou inúmeros pedidos de homicídios, quando Herodes o Grande, pediu para matar todos os pequeninos da cidade de Belém, com até 2 anos de idade, no tempo em que Jesus Nasceu.

Quem Foi o Rei Herodes o Grande e o Antipas?


Veja o que a bíblia nos diz:

"Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos." (Mateus 2:16)

Ou mesmo quando seu filho Herodes Antipas, ordenou decapitar a João Batista persuadido por Herodias e Salomé, filha de Herodias (João 14.1-11)

Herodes conhecido como o Grande recebeu o título de “rei da Judeia” logo ficou conhecido como “rei dos judeus” no livro de Mateus é conhecido como “rei Herodes” (Mateus 2.1)

Em seu reino Herodes o Grande teria mandado matar todas as crianças com até 2 anos de idade, nesse tempo Cristo estaria com 2 anos de idade e com essa norma vem com que por orientação do espirito santo, Maria e José, partissem com Cristo para o Egito e ficaram lá até a morte de Herodes o grande.

Veja o que a palavra de Deus nos diz:

"E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho." (Mateus 2:13-15).

A palavra de Deus nos fala: “Após o nascimento de Jesus em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, eis que alguns sábios vindos do Oriente chegaram a Jerusalém. E, indagavam: ‘Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo’. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado e toda a Jerusalém com ele.” (Mateus 2.1-3)

E Herodes o grande chamou os principes, sacerdotes e escribas do povo que eram opositores de Cristo.

Nessa concentração, Herodes o grande, questionou onde tinha nascido Jesus e eles responderam que na Judeia e Herodes o Grande convocou os sábios enviando para a cidade de Belém dizendo:

“Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo”.(Mateus 2:8)

Porém a intensão de Herodes o Grande era outra completamente diferente.

E os sábios, logo após ouvir o rei Herodes o Grande, foram a caminho da cidade e encontraram Cristo e maria, mas o espirito santo de Deus mostrou a eles através de sonhos para que não voltassem para próximo de Herodes, e eles retornaram para sua terra por outra direção.

E Herodes o grande após ter percebido que foi iludido pelos sábios, o mesmo ficou furiosos e ordenou que matasse todas as crianças de 2 anos para baixo em belém e todas as cidades vizinhas.

A Gestão do Rei Herodes o Grande


Durou de 39 a.C. a 04.a.C., ano em que o mesmo morreu, entretanto, a bíblia sagrada não menciona as razões, logo entende-se que foi por motivos naturais pela idade avantajada.

Sucessão de Herodes o Grande


O mesmo foi sucedido por seus filhos: Arquelau, Antipas e Filipe II.

Veja o que a palavra de Deus nos fala:

"Mas, ao ouvir que Arquelau estava reinando na Judeia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Tendo sido avisado em sonho, retirou-se para a região da Galileia"(Mateus 2:22)

Filipe II, nos fala sobre Lucas, foi tetrarca da Itureia e Traconites: “No décimo quinto ano do reinado de Tibério Cesar, época em que Pôncio Pilatos foi governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galileia e seu irmão Filipe, tetrarca da Itureia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene” (Lucas 3.1). Ser tretarca, em grego tetrarches, significa “aquele que rege uma grande parte do império”.

E o mais famoso foi Herodes Antipas.

Quem foi Herodes Antipas?


Herodes Antipas foi um tetrarca da Galileia e Pereia, herança do seu pai Herodes o Grande, quando o mesmo separou seu reino entre seus inúmeros filhos.

Antipas ordenou que decapitassem João Batista, o mesmo tinha ordenado que prendessem o profeta por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, pois João Batista havia o avisado que não lhe era justo cumprir sua intensão de esposá-la.

No dia de seu aniversário, a filha de Herodias, chamada Salomé, dançou diante de todos e Herodes gostou bastante, por esse motivo, ele lhe prometeu, conceder qualquer pedido que a mesma desejasse e ela influenciada pela sua mãe pediu a ele a cabeça de João Batista, decapitada, em um prato.

Herodes ficou aflito com o pedido, entretanto como tinha jurado, mandou que lhe fosse dado o que ela tinha pedido e assim mandou decapitar João Batista na prisão.

A cabeça do profeta foi levada em um prato e entregue à jovem, que a entregou à mãe.

Cristo é Interrogado Por Herodes


Cristo tinha sido traído e entregue nas mãos dos pecadores, naqueles dias, todo o conselho dos principais líderes judeus levantaram-se e conduziram Cristo a Pilatos. (Lucas 23.8-12)

Entretanto, quando Pilatos foi informado que Herodes estava na cidade de Jerusalém, mandou-lhe Cristo e este mesmo o interrogou.

Quando Herodes viu a Cristo, ficou com muita satisfação, pois a um bom tempo o mesmo desejava conhece-lo, por causa de ter ouvido falar sobre sua fama, ele também tinha a expectativa de vê-lo fazer algum milagre ou sinal.

De inumeras formas Herodes questionava a Cristo, porém Jesus nada lhe respondia. Os sacerdotes e os mestres da lei acusavam a Jesus com eloquência.

E Herodes, bem como seus soldados, ridicularizaram e zombaram de Jesus. Obrigaram-no a vestir-se com uma capa de aparente realeza e o mandaram de volta para Pilatos.

E naquele mesmo dia, Herodes e Pilatos, que tinham um clima de inimizade, fizeram um pacto de reconciliação.

Herodes Antipas e Seu Carater


Não existem incertezas de que o pecado tomava conta de Herodes Antipas, seu pai Herodes o Grande e etc,além disso o mesmo era supersticioso e atormentado.

Herodes Antipas tinha ouvido sobre a fama de Cristo e afirmava aos seus servos que o filho de Deus na verdade, era a ressurreição de João Batista que ele mandará matar (João 14.1-2).

Herodes Antipas ainda tinha um coração calejado e endurecido e os apelos de João Batista para seu arrependimento.

Ainda ecoavam em sua mente problemática pelo remorso veja o que a bíblia nos diz:

"Todavia, quando João repreendeu Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e por todas as outras coisas más que ele tinha feito." (Lucas 3:19)

Sobre a Família


"No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene." (Lucas 3:1)

A Morte de Herodes Antipas


Há ensinamentos que dizem que ele foi exilado na Gália e finalmente morreu na Espanha, porém sem haver confirmação das causas de sua morte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem