A Parábola da Dracma Perdida

A Parábola da Dracma Perdida

Dracma Perdida
Nesse estudo sobre a dracma perdida, no livro de Lucas 15, localizamos uma série de parábolas semelhantes, que falam sobre esse famoso assunto de algumas coisas no qual precisamos se esforçar para achar.

Estudo Sobre a Dracma Perdida

Contudo, encaramos como parábolas irmãs as seguintes: "parábola da ovelha perdida, da dracma perdida e a parábola do filho perdido".

Em todas as parábolas, no final, o que era objeto de procura os envolvidos são encontrados.

Para muito é motivo de alegria, falando mais claramente, aquilo que Jesus nos concede nos beneficia e principalmente beneficia ao próximo.

A parábola da dracma perdida nos ensina qeu começamos a perder o noivo (Jesus) dentro de nosso coração, e o que nos encaminha para essa perda não são grandes coisas, e sim uma soma de pequenas coisas.

Quando essa história foi contada funcionava uma aliança entre noivos, o mesmo entregou um colar com 10 dracmas para a noiva.

O que certificava para as pessoas seria a mulher que colocava a mostra seu colar.

E passeava normalmente pelas ruas a mesma tinha uma aliança com uma pessoa no qual seria seu futuro marido.

A palavra de Deus nos diz:

“Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou” (Apocalipse 19:7)

A mulher espera o noivo a mesma se prepara para o encontro com o mesmo e a palavra de Deus nos diz que esses atavios e enfeites são os atos de justiça dos santos.

É o que acontece com a parábola da dracma, onde o noivo se ocupa de ataviar a noiva,ou seja, se a mesma não está ataviada (com o colar) a noiva não pode se apresentar diante do noivo.

Seria uma imensa vergonha para a noiva sair nas ruas sem o colar das dracmas, pois a mesma estaria sem o adorno que lhe faria ser reconhecida como noiva daquele com quem estava desposada.

Ela seria rejeitada pelo noivo. Ela precisa estar enfeitada para o noivo, vestida com a justiça que ele mesmo preparou para ela.

Um fator interessante é que na parábola a dracma não foi perdida na rua, e sim em casa, ou seja, nós deixamos de estar preparados para o noivo quando começamos a perder nosso enfeite dentro de casa.

Na parábola a noiva perdeu uma única dracma do colar que continha 10, e isso era o suficiente para noiva não ir para as ruas, e o colar estaria imcompleto.

logo listariamos diversas coisas que temos perdido em nossa casa, um dos quais poderiamos citar: o respeito do marido pela esposa (e vice-versa), o carinho de um para para o outro; a falta de tempo e qualidade dedicado aos seus filhos.

A falta de um altar de oração contínuo a Deus; a falta de ensino completo sobre a Bíblia Sagrada; falta de sabedoria da esposa na edificação das coisas práticas da sua casa; os filhos deixarem de honrar os pais.

Logo, são inímeras coisas. E Cada um precisa identificar qual dracmas que perdeu. E Todas essas situações e muitas outras contribuem para que a perda do nosso enfeite.

O nosso adorno para o noivo esteja comprometido. O noivo não nos receberá sem essas devidas coisas.

E o que precisa ser feito para mudar isso?


Aprendemos muito com a parábola da dracma perdida, temos que manter a cendeia acessa, varrer a casa e procurar a dracma, é preciso procurar em todos os cantos com vontade a procura do que foi perdido.

Com essa providência, Deus nos auxilia a acender a candeia dentro de nossa casa, mesmo que seja elevado o preço, pois a vitória e a recompensa é grande em nome de Jesus.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem