Quem Foi Lázaro?

Quem Foi Lázaro?

Quem Era Lázaro

Lázaro era de Betânia da Judéia, irmão de Marta e Maria, personagem bíblico descrito no evangelho de João capítulo 11. 

Descrito na Bíblia como o amigo que Jesus ressuscitou. Seu nome provavelmente grego, corresponde o hebraico Eleazar , e significa "Deus ajudou".


Lázaro aparece nas escrituras em um jantar dedicado a Jesus (João 12:1-3)


Sua biografia é desconhecida, nada se sabe sobre suas características pessoais, além das informações descrita nas escrituras sobre suas irmãs Marta e Maria e local onde morava.


O Marcante milagre de sua ressurreição é destacado na narrativa da Bíblia. Lázaro e sua família eram muito amigos de Jesus conforme vemos nos textos bíblicos, pois Jesus amava aquela família (joao11:3-5). Jesus ao falar com seus discípulos se referia a Lázaro como nosso amigo (João 11:11). 


A ressurreição de Lázaro se diferencia dos outros, porque foi o único que já estava morto e sepultado há quatro dias. 


Quando Jesus foi avisado que Lázaro estava enfermo, ainda permaneceu dois dias no lugar em que estava, chamou seus discípulos para irem à Judéia ao encontro de Lázaro, chegando lá Jesus encontrou Lázaro sepultado á 4 dias. Marta quando soube da chegada de Jesus, correu ao seu encontro; porém Maria ficou sentada em sua casa. Disse pois Marta a Jesus: mestre se estivesse aqui meu irmão não teria morrido, mas também sei que mesmo agora , tudo quanto pedires a Deus, Deus te concederá. Jesus respondeu: teu irmão há de ressurgir. (Joao11:17-23).


Jesus encaminhou-se para o túmulo, tinham colocado uma pedra.


Então ordenou Jesus, tirai a pedra. Tiraram então a pedra. Jesus olhando para o céu disse em alta voz: Lázaro, vem para fora!


Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto em volto num lenço. Então Jesus ordenou para desatá-lo e deixá-lo ir.


Os estudiosos concordam que o milagre realizado em favor de Lázaro tenha sido o mais emblemático durante o ministério de Jesus antes da sua crucificação morte e ressurreição. Esse milagre foi revelador acerca da pessoa da obra de Cristo. Com esse milagre Jesus foi apontado como verdadeiro filho de Deus"e a vida" . Logo depois foi crucificado (João 11:25).


Os testemunhos 


Foram muitos os que testemunharam a ressurreição de Lázaro, ninguém duvidou do ocorrido.


Houve aqueles que creram em Jesus, e houve aqueles que rejeitaram, e as que regeitaram foram denunciá- lo aos principais sacerdotes e fariseus. Após a denúncia , foi despertado ainda mais a vontade de condenar Jesus.(João 11:57) e arquitetavam também matar a prova do milagre, o próprio Lázaro.


Lázaro foi realmente ressuscitado?


A base no texto do evangelho de João é suficiente para atestar que Lázaro foi realmente ressuscitado.


Morte de Lázaro


Segundo registros históricos, mais completos, para escapar da perseguição, Lázaro teria se refugiado em Chipre, estabeleceu-se na cidade de Cítio , hoje Lárnaca, onde encontrou com o apóstolo Paulo, tendo vivido por 30 anos e morrido de velhice.


Que Deus em Cristo nos abençoe 🙌

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem