Parábola do Filho Pródigo

Parábola do Filho Pródigo

Parábola do Filho Pródigo
Ao longo deste estudo completo iremos auxiliar nossos leitores a respeito de perguntas sobre a parábola do filho pródigo tais como: que lição tiramos da parábola do filho pródigo na bíblia? onde fica a parábola do filho pródigo? qual o nome do filho pródigo? fique até o final deste estudo que mais a frente você entenderá o porquê, a parábola do filho pródigo na linguagem de hoje tem muito a nos ensinar, parábolas são histórias pequenas e tem como finalidade o aprendizado de alguma coisa.
E nesse resumo da parábola do filho pródigo nós aprendemos que Jesus sempre está disposto a nos oferecer o perdão.

Parábola do Filho Pródigo Estudo


A parábola está disponível em diversas versões que vai atende ao público adulto e infantil em diferentes formatos seja ele impresso, online ou em pdf.

E nesse estudo completo você irá aprender tudo sobre a parábola do filho pródigo, mas afinal onde está escrito a parábola do filho pródigo?

A história é contada em detalhes na bíblia sagrada no livro de Lucas 15,11-32 lá você vai encontrar tudo sobre a parábola do filho pródigo.

Pregação Sobre o Filho Pródigo


O resumo completo sobre o estudo da Parábola do filho pródigo é apresentada em Lucas no capítulo 15:11.

Essa parábola nos conta a história de um rapaz que tinha 2 filhos é bastante comum encontrarmos inúmeras curiosidades sobre a parábola do filho pródigo com interpretação e gabarito diferente.

A história nos conta o seguinte, em certo tempo o filho caçula de seu pai solicitou ao mesmo sua parte da herança para o mesmo ir embora e viver sua vida, o pai doou a herança e seu filho foi embora.

O mesmo acabou com todo o dinheiro e herança com entretenimentos e distrações, curtiu bastante até que seu dinheiro acabou completamente e o mesmo não tinha se quer o que comer.

Em meio as dificuldades existiu a chance de que o mesmo cuidasse de porcos, bichos vistos como impuros para aquele tempo, porém o filho pródigo aceitou, com bastante fome que o mesmo estava, ele almeijava comer a comida daqueles animais.

Naquele tempo ele se lembrou do lar de seu pai, onde os própios servos comiam bastante, o filho pródigo se arrependeu e decidiu retornar para casa de seu pai e pedir para que o mesmo o perdoasse e conseguisse um emprego de servo para o mesmo.

O filho pródigo foi ao encontro de seu pai e quando o mesmo chegou, ele correu ao seu encontro, o abraçou com bastante alegria.

"E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho." (Lucas 15:21).

O pai falou para seus servos para pegarem a melhor vestimenta e planejarem uma grande festa pois seu filho estava morto e reviveu, o mesmo estava se desaparecido e foi descoberto.

Em meio a festa, seu irmão mais velho veio e ficou bastante aborrecido, seu pai falou que sempre faz todo o função árdua e não recebe nada em troca, o mesmo falou que seu irmão era um irresponsável, fez tudo de inadequado porém recebeu uma imensa festa.

Seu pai falou que era como se seu filho pródigo estivesse morto e reviveu, o mesmo disse que estavam celebrando sua volta e não suas imperfeições.

Significado da Parábola do Filho Pródigo


Jesus nosso criador, sabe de tudo e mesmo quando nós pecamos somos como um filho pródigo que sai de perto do nosso Pai.

Quando nos sumimos e desperdiçamos nossas vidas, agente se arrepende e pedi perdão para Jesus, igual o filho pródigo que volta para casa de seu pai.

Jesus está sempre disposto a nos perdoar, mesmo quando nos arrependemos ele nos auxilia com amor e uma imensa festa. Ele sempre nos oferece uma outra chance.

Saiba que somos iguais ao filho mais velho, quando somos injustiçados quando alguém que para nós não merece, é abençoada por Jesus.

Achamos que Jesus não nos ama e ficamos com inveja e ambição. Sabemos que Deus nos ama integralmente não somente pelas coisas que fazemos por Jesus mas sim porque somos os verdadeiros filhos de Deus.

A parábola nos ensina que Jesus nos ama incondicionalmente e apesar de nossos erros e o mesmo sempre está disposto a perdoar o pecador que se arrepende.

Jesus se alegra muito quando seus verdadeiros filhos voltam para Ele.

RESUMO DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO


A parábola do filho pródigo nos conta a história de um homem que tinha dois filhos. Um dia o filho mais novo pediu sua parte da herança e foi embora, viajou para bem longe gastando tudo que tinha com os prazeres da carne, e acabando na pobreza.

Depois de um tempo houve grande fome no lugar em que estava, e o único emprego que conseguiu foi cuidar de porcos, considerado animais impuros pelos Judeus(lucas 15:14- 16).

A fome era tanta, que desejou comer com os porcos! Então veio a lembrança da casa de seu pai onde até seus servos comiam bem. Diante daquela terrível situação decidiu voltar para casa de seu pai, pedir perdão por tudo de errado que fez, e pedir um emprego como servo. (Lucas 15:17-19).

Ao avistar seu filho chegando, o pai correu ao seu encontro e o recebeu com alegria, chamou seus servos e ordenou que trouxesse roupas novas e um anel para colocar em seu dedo. E ordenou que preparasse uma festa. (Lucas 15: 22- 24) o pai estava feliz, pois seu filho tinha retornado pra casa em segurança!

Ao chegar em casa o filho mais velho viu de longe a festa, e observou que seu irmão mais novo havia voltado, ficou aborrecido e falou para seu pai que sempre trabalhou dando o seu melhor sem nunca se afastar de perto, no entanto nunca recebeu nenhuma recompensa. Disse que se sentia injustiçado porque estava dando uma festa pro irmão irresponsável que gastara a parte da herança com prazeres mundanos, retornando pra casa sem nada.

O pai explicou que aquela celebração era importante, porque é como se o filho estivesse morto e agora tivesse voltado à vida . O pai não estava celebrando os erros do filho, mais mudança de vida.( Lucas 15:31-32)

Explicação da parábola do filho pródigo


Parábola é uma pequena história que ajuda a entender uma verdade complexa. Jesus contou a parábola do filho pródigo para explicar o relacionamento de Deus com o pecador.

Essa parábola aparece somente no evangelho de Lucas na sequência de outras duas Parábolas mais curtas, a Parábola da Ovelha perdida, a Parábola da Dracma perdida. A pequena trilogia trazida por Jesus fala sobre perdidos.

O que aprendemos com a parábola do filho pródigo?


Essa parábola explica a relação que Deus tem com o pecador. Nós sempre seremos aceitos de volta onde o amor for verdadeiro. Nunca será tarde demais para nos arrependermos! Como pai, Deus não guarda mágoa de seus filhos e sempre ficará feliz ao tê-los por perto.

Que aprendemos com o irmão do Filho pródigo?
O irmão do Filho pródigo não sabia o que é amar. Pois as pessoas que amam de verdade são capazes de chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram (Rm12:15).

Qual o significado de pródigo?


Substantivo masculino aquele que esbanja, gasta mais do que possui ou necessita.

Conclusão


O pai poderia proteger o filho mais novo negando o dinheiro, pois sair gastando a herança era visivelmente um ato irresponsável. Mas ele concedeu, permitiu que ele fizesse aquilo com orgulho e imprudência pois tinha os seus planos, sabia que aquilo seria necessário para que seu filho se redimisse dos seus atos.

Quando nós pecamos somos como filho pródigo que saímos de perto do pai, desperdiçamos nossas vidas, às vezes perdemos tudo o que temos, mas quando nos arrependemos e pedimos perdão para Deus, somos igual o filho pródigo que volta para sua casa.

Deus com sua infinita misericórdia está pronto a nos perdoar, e quando nos arrependemos de coração ele nos recebe com amor carinho e realiza uma grande festa. Deus sempre nos dará uma nova oportunidade.

Que Deus nos abençoe 🙌

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem