História de Jaíro

História de Jaíro

História de Jaíro
Jairo era um dos chefes da sinagoga na época de Jesus. A história de Jairo ficou bem vista depois que o Senhor Jesus ressuscitou sua filha de apenas 12 anos de idade.

A história de Jairo é relatada nos três evangelhos sinóticos, apesar de Mateus não ter registrado seu nome.(Mateus 9:18-26; Marcos 5:21-43; Lucas 8:40-56).


O significado do nome de Jairo , "Javé Ilumina" de origem hebraica. Era um homem bondoso, com fé em Jesus, dirigente de uma sinagoga na época.


São poucos os relatos descritos sobre quem foi Jairo. As escrituras não destacam em especial sua história de vida, mas a maravilha realizada sobre sua filha, através de Jesus Cristo. 


Porém alguns detalhes nos relatos da Bíblia nos auxiliam a conhecer um pouco sobre a pessoa de Jairo.


Jairo Foi um líder na sinagoga e ocupava uma posição respeitavel. A Bíblia menciona que ele ocupava um posto digno na sinagoga. 


Mateus relata que Jairo era um chefe, mas não explica que tipo de chefia ele executava e nem menciona seu nome (Mateus 9:18)


A palavra grega mencionada por Mateus sobre a ocupação de Jairo tem um significado amplo que inclui, governador, chefe, líder, administrador e comandante.


Porém são os evangelhos de Marcos e Lucas que detalham e consideram o tipo de chefia de Jairo.


A sinagoga era em resumo uma reunião dos judeus que se encontravam para orar e se doar à leitura e ensinamentos das escrituras.


A sinagoga era dirigida por um grupo de anciãos, no qual um deles era Jairo. 


Os anciões tinham a responsabilidade de manter a ordem nos encontros da sinagoga, eram responsáveis para escolher os mestres e os leitores que se ocupariam na reunião pela leitura e estudo das escrituras, assim também como aqueles que dirigiam as orações. Era tudo organizado e administrado pelos principais da sinagoga, garantindo que tudo acontecesse conforme o planejado, o mais perfeito possível.


Algumas sinagogas tinham apenas um administrador. 


Sendo assim, estamos certo de que Jairo era uma pessoa importante, que ocupava uma posição de honra e que possuía certos recursos.


Jairo era um homem de fé, e que reconheceu o poder de Jesus, era importante, mas isso não o impediu de viver um drama familiar. Sua filha de 12 anos de idade estava gravemente enferma. 


Imediatamente Jairo se dirigiu a Jesus, provavelmente morava na cidade de Cafarnaum, por isso ele já deveria ter escutado sobre os milagres realizados por Jesus.


Ao chegar diante de Cristo prostrou-se e pediu que ele curasse sua filha. Mas antes mesmo que Jesus chegasse a sua casa, a menina acabou falecendo. No entanto Jairo escutou as seguintes palavras de conforto e encorajamento do Mestre: "não temas, crê somente"(Marcos 5:36)


Chegando Jesus a casa de Jairo haviam muitas pessoas reunidas para o funeral. Apesar da incredulidade geral daquele povo, Jairo o chefe da sinagoga, continuava confiando plenamente no Senhor Jesus, podendo presenciar sua filha sendo milagrosamente curada.


Apesar de Jairo aparecer brevemente na Bíblia, mesmo assim ele nos deixa exemplo de alguém que creu em Cristo Jesus, sendo assim beneficiado com esse grande milagre em sua família.


O que aprendemos com a história de Jairo?


Jairo nos ensina que com o ato de humildade demonstrado por ele diante de Jesus, e perante a multidão. Com esse ato ele demonstrou que necessitava e dependia totalmente do Senhor, compartilhando em meio a multidão a luta em que estava passando.


Precisamos reconhecer que necessitamos uns dos outros ,e principalmente, nos prostrar diante de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Confira Também:

- História de Ananias e Safira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem