Estudo Bíblico Sobre Depressão

Estudo Bíblico Sobre Depressão

Estudo Bíblico Sobre Depressão
Nesse texto sobre depressão na Bíblia, iremos abordar diversos tipos, bem como O que a depressão pode causar no corpo.

Aqui nesse estudo completo você irá descobrir as principais consequências da depressão no Brasil.

uma doença que ficou conhecida como o “mal do século”, a depressão é “qualificada pela redução do interesse e pela vida, ocasionalmente sem causa óbvia”, sua característica pode se definir também como um desânimo profundo.

A depressão causa males terríveis na vida de quem está passando por isso e pode ainda ser estimulada por eventos significativos ocorridos no decorrer da vida: abusos, desempregos, perda de alguma pessoa querida, são inúmeros os motivos. Pode ser motivado ainda por fatores sociais, psicológicos e/ou biológicos.

E nesse estudo sobre depressão iremos entender que conforme a Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas em todo o planeta sofra de depressão.

o Brasil está no topo do ranking na América Latina como o “país com maior diagnostico de depressão”, existe um dado que diz que quase 6% da população brasileira sofre com a depressão, o que corresponde a por volta de 10 milhões de indivíduos. Existe um alerta também para os Transtornos de Ansiedade e síndrome do pânico, no ano de 2015 por volta de dezenove milhões de pessoas no Brasil sofriam de depressão.

Ou seja, um pode estar agregado ao outro – Depressão/Ansiedade.
 
Admite-se que a depressão tem potencial de ser uma doença mental.

Possíveis Indicativos de Depressão


Alguns dos sintomas pode ser: fadiga extrema, fragilidade, nervosismo, angustia, ansiedade desmedida, baixa autoestima, insônia ou má qualidade do sono, desinteresse por atividades que antes davam prazer, conceitos pessimistas, pensamentos frequentes de morte, falta de concentração, extinto compulsivo, sensação de impotência ou incapacidade.

Alguns sinais físicos como dor na barriga, indigestão, dor no corpo, cabeça e/ou tensão muscular/nuca/ombros.

Podemos citar alguns exemplos Bíblicos de Depressão como: Elias (1 Reis 19).

Jezabel, esposa de Acabe, havia jurado o profeta Elias de morte e quando ele soube disso, fugiu para salvar a sua existência. O mesmo fez uma caminhada de um dia pelo deserto e foi sentar-se debaixo de um arbusto e ali orou pedindo para si a morte, dizendo: “Agora basta, oh Eterno! Retira-me a vida, pois não sou melhor que meus pais”. Ele deitou ali e dormiu.

Quando o mesmo estava em sono profundo, revelou a ele um anjo de Deus chamando-o para levantar-se e junto a sua cabeceira havia um pão quente assado sobre pedras em brasas e uma vasilha com água fresca. Tendo comido, voltou a dormir.

O anjo de Jesus veio pela 2ª vez e orientou que Ele comesse de novo e Elias se fortaleceu com aquela refeição viajou durante 40 dias e 40 noites até chegar no monte Sinaí, o monte do Senhor Jesus nosso pai celestial. Naquele lugar Elias entrou em uma caverna e e ficou lá o dia inteiro.

No interior da caverna, Elias ouviu a voz do Pai Celestial que o questionava e respondeu: “Sinto minhas entranhas serem consumidas por causa do ardente zelo que tenho pelo Senhor, porquanto os israelitas abandonaram a tua Aliança, destruíram os teus altares e mataram os teus profetas ao fio da espada; e fiquei solitário, restou somente eu, e agora procuram também tirar a minha vida”. Diante desses discursos, O Senhor lhe disse: “Sai deste lugar e vá ficar diante de mim no alto do monte”.

Certo tempo depois Jesus fez o mesmo questionamento para Elias e a resposta foi à mesma e então Deus lhe aconselhou para onde deveria voltar e o que deveria executar.

A Depressão de Elias


1) Elias é um modelo de alguém que enfrentou uma circunstância parecida com um contexto depressivo, o mesmo até desejou a própria morte com um desânimo excessivo.

2) Elias era um servo de Jesus e isso prova que nenhuma pessoa está dispensada de enfrentar esse problema, pois somos formados de emoções que constantemente são colocadas à prova.

3) Elias estava se sentindo imensamente deprimido e doente (o mesmo estava fugindo para não falescer, porém pedindo a Deus a sua morte) – Só Jesus sabe quantos outros sentimentos e sensações o arrasaram.

4) O profeta foi acudido por Deus, que observou atentamente as questões do coração de Elias, pois por momentos complicados todos nós podemos passar, porém abandonados por Jesus jamais seremos.

5) Após esse estado de coisas, Elias recebeu uma nova orientação do Pai Celestial, logo o estado depressivo de Elias não significou o seu fim, porém o começo de uma nova jornada em sua história. evoluções e crescimento fazem parte da vida.

Como Controlar a Depressão?


Aqui iremos mostrar algumas técnicas bíblicas muito eficiêntes para que você possa dominar e vencer a depressão.

1) Entregue seus caminhos a Jesus de todo o teu coração e entendimento (Salmo 37:5), para ouvir continuamente a voz do Eterno.

2) Confie no Altíssimo com toda a sua força (Provérbios 3:5), Deus sempre tem o melhor para nossa vida. A morte não será a solução para a depressão,independentemente de aparentar um caminho convidativo para aliviar a dor.

3) Descanse em Deus, sem dúvida assim como Deus socorreu a Elias, Ele socorrerá você também (Salmo 46:1-7).

4) liberte-se do pecado e FUJA do que você sabe que só te leva a perdição (use a Palvra de Deus como parâmetro de suas decisões) (Provérbios 3:7).

5) Busque auxílio (peça ajuda para seus líderes espirituais (Eclesiastes 4:8-12).

6) Para todas as pessoas: preste a atenção nos indivíduos que estão ao seu redor, observe como Cristo as enxerga, em outras palavras, com amor (João 15:12-17). Atrás de cada pessoa encontra-se uma bela história de vida.

Conselhos Sobre Como Vencer a Depressão


Altere suas etapas. Pode ser que você esteja exausto de um monte de situações na sua vida e todos essas visões podem estar ocasionando no indivíduo problemas emocionais (como a depressão).

Ore para que essas coisas modifiquem e se posicione. Existe coisas que Jesus irá intervir, porém outras que você mesmo precisa mudar/afastar-se. Que Deus Abençoe!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem