História de Obede Edom

História de Obede Edom

História de Obede Edom

A história de Obede Edom ficou marcada pela presença do Senhor que abençoou sua vida  poderosamente, da mesma forma abençoando todos os seus familiares.


Quem foi Obede Edom?


Obede-edom foi possivelmente um levita que viveu nos dias de Davi.


A história de Obede-Edom é conhecida nas escrituras por ele ter recebido em sua casa a Arca da Aliança por três meses. Durante esse período, sua casa foi grandemente abençoada por Deus(2 samuel 6:1-11)


Esse fato se deu após a desistência Davi, com receio de uma intervenção do Senhor por um ato ocorrido no caminho. Após a arca ser tirada da casa de abinadabe diretamente para a cidade de Davi.


Davi desistiu de seguir, após o Senhor ter tocado sobre Uzá, ferindo e levando a morte no mesmo instante.


A arca do Senhor estava sendo conduzida por bois, no momento em que eles tropeçaram, Uzá estendeu a mão e o segurou, o Senhor irou-se e feriu Uzá  por seu erro.


Obede-Edom surge nos relatos sendo designado como "o geteu".


Esta designação significa que ele era um homem de Gate. No entanto isto causa uma dificuldade de interpretação, devido o texto Bíblico não esclarecer se a referência é a cidade de Gate dos filisteus ou a Gatti- Rimom, uma cidade levítica no território de Dã ou Manassés (Josué 21:23- 25)


Alguns estudiosos acreditam que Obede-Edom era um  filisteu que habitava nas circunvizinhanças da cidade de Jerusalém. Porém, é mais provável que Obede-Edom fosse um levita natural de Gate Rimon.


O transporte da Arca da Aliança


A Arca da Aliança representava o símbolo máximo da presença de Deus no meio do seu povo no período do Antigo Testamento.


Por isso Deus instituiu uma série de regras sobre como a arca deveria ser transportada (Êxodo 25:12-14;37:5; Números 4:15-19;7:9; Deuteronômio 10:8; Josué 3:8).


No momento em que o Rei Davi resolveu fazer de Jerusalém a capital política e religiosa do seu reino, A Arca da Aliança, que estava na casa de abinadabe precisou ser levada a cidade (2 Samuel 6:1-3) então eles colocaram a arca sobre um carro novo de bois guiados por Uzá e Aiô, filhos (ou descendentes) de Abinadabe.


Os Israelitas seguiam o caminho alegremente, quando os bois que traconavam o carro tropeçaram. Então Uzá estendeu sua mão precipitadamente para segurar a Arca. Deus considerou a atitude de Uzá uma irreverência e o feriu. Uzá morreu ali mesmo junto a Arca do Senhor (2 Samuel 6:6-7)


É provável que o castigo por parte do Senhor não aconteceu somente pelo fato de Uzá ter tocado na arca, mas devido ao fato de os israelitas estarem transportando a Arca de uma forma irregular, negligenciando a orientação divina de que a Arca deveria ser carregada nos ombros dos sacerdotes. A forma em que estavam transportando lembrava o mesmo modo adotado pelos filisteus (1 Samuel 6:7)


A Arca na casa de Obede-Edom


Devido o ocorrido, Davi ficou receoso de levar a arca para Jerusalém, e ordenou para que a arca fosse levada para casa de Obede-Edom por 3 meses, Durante este período Obede-Edom foi grandemente abençoado pelo Senhor.


Quando Davi soube da benção de Deus sobre a casa de Obede-Edom, se alegrou muito e resolveu buscar a Arca para levá-la a Jerusalém. Desta vez a arca foi transportada de maneira correta, e sacrifícios de agradecimentos e intercessão a Deus foram realizados durante o trajeto (2 Samuel 6:12-19)


É possível que Obede-Edom tenha sido o homem em que seus descendentes foram escolhidos ao serviço no Templo. Conforme podemos observar nos relatos de crônicas (1 Crônicas 13:13-14;15:24;26:4-15)


Ao que tudo indica essa benção estava relacionada ao zelo pelas coisas do Senhor.


Principalmente pela maneira com que cuidou da Arca da Aliança enquanto estava sob seus cuidados, em sua casa.


Obede-Edom abrigou em sua casa o símbolo da presença de Deus. E a partir desse momento o cenário em sua vida e em sua família mudou para sempre.


Veja Também:

Estudo Sobre o Pecado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem