E nesse estudo sobre corpo, alma e espírito você irá entender que a alusão ao corpo é mais fácil do que parece, porém existe um certo conflito
ao tentarmos distinguir a alma do espírito, porém a melhor explicação seria utilizar-mos palavras no grego e na conceito do hebraico e aramaico para consequentemente conseguirmos compreender mais perfeitamente e com isso conseguimos planejar objetivos de uma forma prática e eficiente.
Ao concluir na bíblia o livro de Tessalonicenses, Paulo comentou: “Que o próprio Jesus da paz vos santifique integralmente. Que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Deus” (1ª Tessalonicenses 5:23).
Especialistas dizem que o apóstolo, nessa palavra da bíblia, se refere a humanidade por completo utilisando as palavras gregas “pneuma” (espírito), “psyché” (alma) e “soma” (corpo) em correlação a visão hebraica da integridade do homem, representada por Cristo, na lingua aramaicaq, ao falarmos sobre a força da paixão que por nós deve ser desempenhada:
“com toda a nossa força” (Marcos 12:30).
Distinção Entre Corpo, Alma e Espírito
Pensando na palavra no idioma grego, compreende-se que o corpo é a parte material de nossa existência, e a alma é constituída pela compreensão assim como também por emoções.
No entenato espírito tem uma ligação do racional com a eternidade, uma ligação do mundo material com o espiritual, vemos a Cristo utilisando a palavra espirito e ao entregar-se a nosso Pai Celestial em sua morte de cruz (João 19:30).
Estevão, 1º mártir da igreja no Novo Testamento, entregou seu espírito a Cristo no momento em que ele faleceu fisicamente (Atos 7:59) podemos citar também Salomão expressando sobre qualquer indivíduo: “o pó retorne a terra, de onde veio, e o espírito volte a Cristo, que o concedeu” (Eclesiastes 12:7).
No corpo, na alma e no espírito
Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, mas quando existe um encontro com Deus, Ele não toca simplesmente no espírito, porém na totalidade da humanidade: corpo, alma e espírito. Nas Escrituras Sagradas vemos o Cristo tocando e sarando o corpo, curando as feridas da alma e levando a humanidade ao céu. Deus criou tudo que existe, e restaura o que for necessário.