Estudo Sobre o Pecado

Estudo Sobre o Pecado

Estudo Sobre o Pecado

Nesse estudo sobre pecado explicamos de uma forma simples e prática de como se estabelece na realidade da desobediência os conselhos e ordens dadas por Cristo, por seu imenso amor com a humanidade (1ª João 3:4).

Jesus não tolera o pecado e direciona seus filhos a seguirem seus caminhos e orienta para que eles “sejam santos em tudo o que fazem pois Cristo é santo” (1ª Pedro 1:15-16).


Estudo Sobre Pecado e Arrependimento


Mas afinal, O que é pecado? existe algum versículo para nos dar embasamento sobre esse assunto? veja o que a bíblia sagrada nos diz nos versículos abaixo sobre o assunto.


"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.


(Isaías 59:2)"


e:


"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.


(Romanos 8:7)"


Estimasse que são mais de 370 tipos de pecados, e sabemos que o pecado nos afasta de Deus, por isso peça forças a Jesus para que ele lhe ajude a vencer o pecado.


Temos que saber que existem uns tipos de pecados dentre os quais podemos citar:


- O pecado original

- O pecado pessoal


Porém, saiba que O pecado veio ao nosso planeta por meio da desobediência do homem e por consequecia a saida de Adão e Eva do paraíso e todas as coisas e por consequência do pecado veio à morte (Gênesis 3).


Em se tratando de pecado original devemos saber que o mesmo se caracteriza com a corrupção da natureza de toda a humanidade, em outras palavras, estamos falando de toda a descendência de Adão (Romanos 5:12).


O Homem já nasce “no pecado”, pois todos pecaram (Salmos 51:5; Romanos 3:23), e devemos entender, contrário a Deus, sem vida espiritual e inclinada ao mal/pecado consequentemente (Marcos 7:21-23), logo sabemos que todo planeta nescecita de Deus (João 8:34-36). Cristo é nosso unico salvador, ele é o caminho a verdade e a vida e ninguém vai ao pai a não ser por ele.


Já o pecado pessoal estabelece na vontade de transgredir as leis de Jesus que já lhe são consideradas (1ª João 2:4),


Dissemelhantemente do pecado original que constitui na propensão herdada para pecar,


no qual nem uma pessoa é sensata até o instante em que abandona e não aceita a palavra de Deus nosso criador e salvador, pois sabemos que uma vida com Jesus é um santo remédio para esse pecado da humanidade.


O Que é Pecado Para Deus?


Para entender mais e se aprofundar no assunto primeiramente devemos aprender com os exemplos bíblicos, sabemos que em consequência da lacuna dada para o pecado na vida que Caim assassinou Abel (Gênesis 4:1-16).


Caim recusou as recomendações de Jesus cristo e permitiu ser comandado pelo pecado, ganância, ambição, etc.


Foi por esse motivo que ao despertar o engano para Deus e sua igreja naqueles dias que Ananias e Safira simplesmente faleceram (Atos 5:1-11).


Saiba que todo mundo precisa entender que era o próprio Cristo que levantou seus filhos nos dias e que com ele não se brinca (Gálatas 6:7).


Consequentemente, em razão do espaço que se dá para as “obras desse mundo” que acontecem tragédias sem limites devido a humanidade seguir seus "instintos e desejos carnais": “Ora, as obras da carne são manifestas: Imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatrias e feitiçarias, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja, embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades, contra as quais vos advirto, como já vos preveni antes: os que as praticam não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5:19-21).


Dessa forma, simplificando: é em razão da imoralidade que traições acontecem entre marido e mulher. É por isso que a embriaguez que existem acidentes no trânsito. É em razão dos ciúmes que marido e mulher discutem e amizades acabam. É pelo motivo de existir facções que a verdadeira palavra de evangelho não é pregada.


É em razão da idolatria que o espaço que deveria ser de Jesus para o Pai Celestial reinar, se isso for dado a outro é nesse instante que não existe mudança em sua alma.


É em razão do pecado da omissão que a humanidade adoece e morre (1ª Coríntios 11:28-30; Romanos 5:23).


Logo diante de tudo que foi dito sabemos o que é pecado para Deus, mas como não Pecar?


Somente Jesus pode nos livrar do pecado pelo seu batismo e nos mudar conforme a imagem e semelhança de Cristo nesses tempos até quando seremos terminantemente transformados como Ele. Nele e somente Nele nós podemos dizer não ao pecado e buscar viver uma vida de santidade nos termos das Escrituras Sagradas.


Logo, para não pecarmos é preciso viver em Cristo:


“Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.” (1ª João 3:6).


E se pecarmos, como proceder?


Nunca podemos se acostumar com o pecado, porém em qualquer falha humana, consequentemente deve causar “dor em nossa alma e um desejo de profunda restauração”.


1 – “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar de todos os nossos pecados e nos purificar de qualquer injustiça” (1ª João 1:9) – Sempre existe perdão para as pessoas que se arrependem genuinamente. Por isso, peça perdão a Jesus e junte-se a ele para ser um vencedor.


2 – “Confesse seus pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para seres curados” (Tiago 5:16) – Confessamos a Cristo e somos perdoados, por intermédio Dele mesmo, na sua força, confessamos a pessoas que oram por nós e nos ajudam a trilhar o caminho da cura. a confissão e pedido de perdão ao nosso semelhante nos livra da mal, e causa restauração. logo, existe cura também dentro desse grande leque.


3 – Não é tarde para recomeçar: “Levantar-me-ei, tomarei o caminho de volta para meu pai e ao chegar irei confessar: Pai, pequei contra o céu e contra ti” (Lucas 15:18). Esse é o comportamento do filho pródigo da parábola trouxe restauração para a sua vida.


Pecado Significado Bíblico


O pecado é como se fosse um câncer que destrói, porém Cristo é o remédio para vencer ele e viver eternamente em liberdade com ele.


Veja Também

- Estudo Sobre Corpo, Alma e Espírito

- Estudo Sobre Depressão


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem