Estudo Sobre a Pesca Maravilhosa

Estudo Sobre a Pesca Maravilhosa

Estudo Sobre a Pesca Maravilhosa

Nesse esboço de pregação e devocional sobre a pesca maravilhosa encontramos uma reflexão completa e estudo sobre a pesca maravilhosa, sendo que a história compreende os seguintes personágens bíblicos: Pedro, André, Tiago e João.


7 Lições da Pesca Maravilhosa

A palavra de Deus conforme escreveu Lucas aponta dessa forma o seguinte assunto “pesca maravilhosa”: “E aconteceu que, num determinado dia, Cristo estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o espremia de todos os lados para escutar a Palavra de Jesus. Ele observou junto à beira do rio 2 barcos, abandonados ali por pescadores, que estavam lavando suas redes de pescar.


E Cristo entrou em um dos barcos, o que era de Simão, e lhe pediu que o afastasse um pouco da praia. E, assentando-se, do barco ensinava as pessoas. Assim que acabou de ensinar, foi na direção de Simão e aos demais, e lhes solicitou: Ide para onde as águas são mais profundas e lançai as vossas redes para a pesca! Ao que lhe replicou Simão: Mestre, tendo trabalhado durante a noite toda, não pegamos nenhum peixe. Porém, confiando em Jesus, lançarei nossas redes.


Foi assim que os discipulos obedeceram a voz do mestre Jesus


Assim procederam e pegaram grande quantidade de peixes, os mesmos foram tão abençoados que as redes começaram a se romper de tanto pescado. Por isso, acenaram aos seus amigos da outra embarcação, para que viessem ajuda-los. Eles chegaram e lotaram todas as embarcações, a ponto de começarem a afundar. Diante do tantos peixes, Simão se prostrou aos pés de Cristo e comentou: Afasta de mim, Jesus, pois sou homem pecador! Porquanto, ele e seus companheiros estavam maravilhados com a pesca que haviam concretizado, assim como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, e sendo grandes sócios de Simão. Logo, Cristo revela a Simão: Não tenhas medo, a partir deste instante você serás pescador de vidas humanas. Então, eles arrastaram suas embarcações em direção a praia, abdicaram de todas as coisas aqui na terra e seguiram a Cristo” – (Lucas 5:1-11).


Com isso aprendemos as seguintes Lições:


1) Devemos confiar e obedecer a Deus não importando a situação ou dificuldade desse mundo, mesmo os discipulos tendo uma pescaria ruim no dia aterior obedeceram a ordem de Cristo e alcançaram sua benção.


2) Devemos ter fé pois sem fé é impossível agradar a Deus.


3) Não se abalar com as aflições deste mundo, pois Jesus é maior que seu problema ele venceu o mundo.


4) Devemos evangelizar pregar o evangelho a toda criatura, disseminar a palavra de Deus a todos! no estudo constantemente vemos a expressão "pescadores de vidas humanas" por isso seja Perseverante irmãos e pregue o evangelho a todos para conseguir vidas para Jesus Cristo;


5) Seja forte e corajoso: Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1:9)


6) Deus quer te dar uma vida de abundancia e prosperidade, no estudo percebemos isso pela abundancia de peixes que as redes começaram a romper e as embarcações começaram a afundar.


7) Seja grato a Deus em tudo o que você faz que você será abençoado em dobro.


Pregação Sobre a Pesca Maravilhosa - Estudo Completo


Temos muito a aprender sobre a pesca maravilhosa na bíblia


Alguns estudiosos fala sobre a chamada para seguir Cristo no discipulado para Pedro e André, assim como para os discípulos Tiago e João.


Os 4 evangelhos que iniciam o Novo Testamento bíblico registram esse acontecimento e as referências são essas: (Mateus 4:18-22, Marcos 1:16-20 e João 1:35-42).


Logo, somente Lucas é preciso ao repartir sobre a pesca dos peixes, nos demais há o destaque para a chamada dos 4 e na maioria a referência de “pescadores de vidas humanas”, e com isso buscando uma conotação mais espiritual.


No geral, isso se dá pelo fato de Lucas ter fundamentado a sua obra numa investigação precisa, formando um relato ordenado umas ocorrencias para que existisse plena certeza das verdades que estavam sendo ministradas naquele tempo. (Lucas 1:1-4).


A Pesca Maravilhosa na Bíblia


Cristo estava perto do lado de Genesaré. Esse lago ficava por volta de duzentos e vinte metros do nível da água e media 21 kilometros de comprimento por 12 kilometros de largura. O Pai Celestial observou as embarcaçoes e entrou no barco de Pedro.


A embarcação do discípulo Pedro foi posicionada, um pouco afastada da praia, de forma estratégica para que Cristo pudesse ser visto e ouvido pela humanidade que o seguia. Além do mais, era hábito judaico que Jesus ao ministrar, deveria realizar o mesmo sentado, logo como os ouvintes para que a comunicação se desse de uma forma apropriada.


Pedro Pesca a Noite Toda Estudo


Acabando de doutrinar o povo, Cristo dirigiu-se ao discipulo Pedro e aos demais e requereu que eles lançassem as redes e Pedro lhe disse que durante toda a noite não conseguimos pescar nenhum peixe, porém porque Cristo estava pedindo, e conforme o Mestre teria pedido seria feito, chamando-o de Pai Celestial.


A expressão “mestre”, em grego, que só aparece em Lucas, significa “aquele que tem o direito de mandar”. Eles decidiram obedecer, mesmo com todas as chances de dar errado, pois já era dia e não era o melhor momento para pesca, porém porque Cristo pediu assim o fizeram. Muitos acreditam que aqueles homens tiveram fé, pois numa certa medida eles já sabiam quem era Deus. Outros acreditam que eles assim o fizeram para colocar Cristo e a sua palavra à prova, pois Ele foi alertado de alguma forma do insucesso da noite passada.


O fato é que eles solicitaram uma grande quantidade de peixe, tanto que as redes começaram a se romper, barcos afundar e precisaram de auxílio.


E mesmo na dificuldade, Pedro prostrou-se aos pés de Cristo e declarou: “Afasta-te de mim, Senhor, pois sou um homem pecador” (Lucas 5-8). Nesse instante, entrelinhas, Pedro está reconhecendo e declarando que Cristo é o Senhor, o Pai da Eternidade e Principe da Paz. Esse evento nos faz relembrar quando Isaías contemplou o trono de Deus e de uma forma excepcional e reconheceu quem estava diante Dele, bem como quem ele era (Isaías 6:1-8).Logo é impossível para qualquer homem estar diante dele e não ser impactado e confrontado com a seu poder e santidade.


Porém Cristo, a semelhança de Isaías, lhe chamou e também seus amigos, para serem seus seguidores, pois ele o faria “pescador de vidas humanas”, explicando indiretamente que Isaías também ouviu do trono: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Isaías 1.8). E Lucas conta que, também a semelhança de Isaías, eles renunciaram o que era preciso e seguiram a Cristo.


Então, Ele não mudou e hoje continua chamando pessoas para segui-lo nos termos de sua Palavra. Qual será a sua resposta?! Quem caminha com Jesus vive milagres prodigios e maravilhas ainda maiores que a “pesca maravilhosa”.


Veja essa pregação abaixo e tire suas conclusões:


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem