Prefeitura Municipal de Belém Implantará o Sistema BRT

Prefeitura Municipal de Belém Implantará o Sistema BRT


primeira parada do BRT belém

O BRT proporciona um transporte seguro e rápido não somente para os usuários de ônibus, mas beneficia também os usuários que possuem automóveis próprios
Em Janeiro de 2012, a Prefeitura de Belém deu inicio a um novo projeto para atender os Municípios de Belém, Ananindeua e Marituba a implantação do BRT. O sistema BRT (Bus Rapid Transit), visando a integração entre ônibus e automóveis para melhoria no trânsito da Região Metropolitana de Belém, implantando corredores exclusivos para ônibus, nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro. As obras iniciaram no Complexo Viário do Entroncamento, partindo dali, para as avenidas, após a data de inicialização, o tempo para conclusão das obras é de 18 meses.
A Prefeitura de Belém está investindo neste projeto um valor de R$ 430.000.000, para serem aplicados em 20 km de corredores, abrangendo as avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, com 3 terminais de integração, 23 pontos de parada climatizadas, ônibus Bi-Articulados com capacidade para 250 passageiros.
Diariamente, cerca de 600 mil usuários são obrigados a encarar o caótico trânsito na Cidade das Mangueiras. Embora, esse problema pode estar com os dias contados, pois a Prefeitura de Belém irá implantar o Bus Rapid Transit (BRT). Um sistema de ônibus que terá corredor exclusivo, o que tornará a viagem mais rápida e confortável. O novo modelo de trânsito rápido contará com um sistema de bilhete antecipado que custará o mesmo valor cobrado atualmente nos transportes coletivos de Belém: R$2,00 a implantação de Bilhete Único e promessa de redução no tempo de viagem em 70%, entre Icoaraci e São Braz.
Um Projeto Ecologicamente Correto
BRT belém

Na Atualidade, mais de 160 sistemas de BRT estão funcionando ou estão em construção no mundo inteiro. No Brasil, a cidade de Curitiba é exemplo de que este projeto pode ser a solução para os problemas encontrados no trânsito caótico das grandes cidades. Em Belém, pesquisas revelaram que a melhor opção para solucionar estes problemas seria o BRT. Obras para implantação de um metrô, por exemplo, culminaria em um alto impacto ambiental. Com esse sistema ocorre o inverso, pois haverá uma redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente e a cidade e o meio ambiente agradece....
Continuar lendo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem