A Maior e Mais Linda Cidade da Amazônia, Belém do Pará, Completa 399 Anos Nesta Segunda-Feira

A Maior e Mais Linda Cidade da Amazônia, Belém do Pará, Completa 399 Anos Nesta Segunda-Feira




Nesta segunda-feira (12.01.2015) a maior e mais bonita Metrópole da Amazônia completa 399 anos. A cidade, que surgiu em volta do Forte do Presépio em 1616, esta bem perto de completar seus 400 anos hoje em torno de 1,5 milhão de habitantes e sua região metropolitana umas das que mais crescem no Brasil com aproximadamente 2.400.661 habitantes. 




Belém passou por inúmeros momentos históricos, sendo o mais relevante o período da borracha, quando a cidade das mangueiras e o Pará receberam um enorme fluxo de imigrantes e de capital estrangeiro. A Capital Cultural da Amazônia conhecida popularmente por Belém do Pará se modernizou muito, tornando-se uma das mais belas cidades do nosso lindo Brasil. Depois do ano de 1920, com a perda do mercado mundial da Borracha para a Malásia, a Amazônia entra em séria crise econômica, no qual foi superada a partir do ano de 1960, com a integração da Amazônia ao restante do Brasil, através das rodovias e, assim a expansão da fronteira agrícola pela nossa região norte e sobretudo com a descoberta de vários minérios, especialmente no estado do Pará; o que tornou o nosso estado um dos maiores exportadores de minérios do Brasil. Foi quando a Capital da Amazônia e o Pará voltaram a crescer Absurdamente. 




A cidade ultrapassou os limites do município, estendendo sua mancha urbana por outros 2 municípios vizinhos; tendo mais de 2,4 milhões de habitantes na área metropolitana a maior da Região Norte. Belém se verticalizou e nesse processo muitos belos prédios históricos foram demolidos. Na atualidade há uma maior preocupação com o rico e lindo patrimônio histórico que restou, embora existam muitos se deteriorando. Logo mais mostraremos fotos da Belém antiga e moderna para quem não conhece e nunca visitou a cidade conhecer um pouco dessa linda Metrópole, das suas belas praças, parques, avenidas e de suas praias. Isso mesmo! Belém do Pará tem inúmeras praias belíssimas e de água doce em suas três maiores ilhas (Mosqueiro, Cotijuba e Outeiro). Meus desejos para Belém do Pará são: que ela se torne uma cidade limpa (a população tem que fazer a sua parte), saneada, segura, mais verde, mais florida e mais humana. Agradeço, desde já, a todos pela visita e comentários.







Carta escrita por Mário de Andrade a Manuel Bandeira : “...meu único ideal de agora em diante é passar uns meses morando no Grande Hotel de Belém. O direito de sentar naquela terrace em frente das mangueiras tapando o teatro da Paz, sentar sem mais nada, chupitando um sorvete de cupuaçu, de açaí. Você que conhece o mundo, conhece coisa milhor do que isso, Manu?(...)Belém eu desejo com dor, desejo como se deseja sexualmente, palavra. Não tenho medo de parecer anormal pra você, por isso que conto esta confissão esquisita mas verdadeira que faço de vida sexual e vida em Belém. Quero Belém como se quer um amor. É inconcebível o amor que Belém despertou em mim...”. Salve, Belém. Esta morena sestrosa que cheira a patchouly.
Parabéns Belém pelos seus 399 anos!
 
Vejam Algumas Fotos de Belém Tiradas Por Odilson Sa:
























































































2 Comentários

  1. Olá, Marcelo Borges! As fotos 35 e 36, postada na relação acima não são minhas (Odilson Sá). Retire dessa relação ou dê os devidos créditos ao autor da foto. Saudações Odilson Sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creditos devidamente colocados Odilson Sá obrigado pela visita

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem