A Obra Prima da Amazônia “Belém do Pará” Comera 400 Anos Nesta Terça Feira dia 12

A Obra Prima da Amazônia “Belém do Pará” Comera 400 Anos Nesta Terça Feira dia 12





Nesta terça-feira dia doze (12) de janeiro de 2016, a maior metrópole e a primeira capital da amazônia “Belém” comemora os 400 anos de sua fundação com festa em vários pontos da cidade. O tradicional bolo de 20 metros na maior feira livre da América Latina o mercado de ferro “Ver-o-Peso” com inúmeras atrações programadas para festejar o aniversário da principal Porta de Entrada da Amazônia.



O prefeito do Portal da Amazônia “Belém”, Zenaldo Coutinho, afirmou:

“2015 foi um ano de investimentos em saúde e transportes para melhorar a qualidade de vida do belenense. Em entrevista exclusiva realizada na semana que antecede o aniversário de 400 anos da cidade,  o prefeito disse que as ações para os 400 anos da cidade começou em 2015, ou não haveria tempo hábil para concluir os projetos antes de Belém completar quatro séculos.”
Coforme Zenaldo Coultinho, contudo, a prefeitura não pode definir prazos para obras que dependem de capital federal, e isto inclui a conclusão do BRT e a expansão da rede hospitalar. 

População Adere ao Projeto que Transforma Belém na Cidade Luz da Amazônia



Desde o mês de outubro de 2015, residências, empresas, condomínios e espaços públicos em geral já começam a ganhar uma decoração especial para marcar a comemoração do aniversário de 400 anos da capital cultural do norte “Belém” A iluminação especial segue até o aniversário de Belém, 12 de janeiro, passando pelo mês de dezembro e apresentando uma série de atrações culturais no palco montado na Praça Batista Campos.

Destacou o idealizador do projeto e superintendente regional do SESI - PA, José Olimpio Bastos:

A expectativa é consolidar o projeto como tradição. Queremos que a cultura seja formada para a cidade e associar a isso a questão da nova forma de pensar e irradiar para a cidade inteira, pra toda Belém, se transformar na Cidade Luz da Amazônia”.


O embrião do projeto, que pretende iluminar toda a cidade de Belém, surgiu no ano de 2015, com o desenvolvimento do Um Presente para Belém’. Ao longo de três meses, o Sistema Fiepa e seus parceiros proporcionaram apresentações de 4.263 artistas, estimulando a presença de mais de 200 mil pessoas na Praça Batista Campos. O projeto também iluminou aquele espaço com luzes natalinas.


Com a finalidade de conhecer a aceitação daquela ideia, o Fiepa contratou pesquisa para constatar a aceitação de ‘Um Presente para Belém’. O resultado não só foi satisfatório como atestou a vontade da população de integrar-se ao projeto.



A comprovação de que a iniciativa do Fiepa foi bem recebida pela população se deu por meio de uma pesquisa realizada com os moradores da maior região metropolitana da amazônia, a região metropolitana de Belém (RMB). Perguntados se achavam interessante o projeto ser levado para outras praças, 98,3% deram respostas positivas.
 


Além do mais, o projeto de tornar Belém a cidade Luz da Amazônia foi destacada na pesquisa, quando 86,3% dos entrevistados disseram que a continuidade do projeto seria motivação para iluminar suas próprias casas e estabelecimentos. 
 


Confira Mais Fotos da Capital Cultural da Amazônia:























1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem