Livro de Rute Estudo Teológico

Livro de Rute Estudo Teológico

estudo do livro de Rute

Aqui você vai conhecer a incrível história do estudo do livro de Rute bisavó de Davi e pertencia a descendência de Jesus Cristo.


Livro de Rute Estudo 


O livro de Rute descreve a história de uma israelita logo após o período dos juizes, existem diversos modelos e formatos do estudo sobre o livro de rute como por exemplo: cpad, pdf, etc. Mas aqui você irá encontrar ums dos melhores estudo sobre livro de rute.

 

E biblicamente falando a fabulosa história começa na cidade de Moabe, e em algumas passagens da palavra de Deus descreve em Belém de Judá e seus arredores.

 

Resumo do Livro de Rute Capítulo Por Capítulo


Aqui você vai encontrar um breve resumo da história de Rute, a história do estudo no livro de Rute aconteceu na estação da colheita, o dia de pentecostes e até os dias atuais em Israel costuma-se ler o livro de Rute em meio a Festa da Colheita.

 

Logo o estudo sobre livro de Rute é muito importante para nós entendermos a palavra de Deus e praticar seu evangelho mais a frente você vai entender o porquê.

 

Quem Escreveu o Livro de Rute?

 

Na realidade ninguém de fato conhece a autenticidade de quem foi o autor que escreveu o livro de Rute porém muitos atribuem a autoria do Livro a Samuel

 

O estudo sobre o livro de Rute acontece no decorrer de 11 anos, e sabemos que Rute foi a responsável pela unção de Davi e também tenha sido o mesmo profeta Samuel o criador dessa história.

 

O livro de Rute foi feito para o povo de Israel logo depois do período dos Juízes em meados de 1375-1050 antes de Cristo.

 

O Que Podemos Aprender Com o Livro de Rute na Bíblia

 

Temos muito o que aprender com esta história, mas o que o livro de Rute nos ensina é que Israel estava mergulhado na corrupção moral, e deslealdade com Jesus.


E nas escrituras do livro anterior Juízes, a palavra de Deus nos diz que, por não existir naquela época rei em Israel, cada pessoa agia da forma que mais lhe agradava a si mesmo.

 

E naquela época existiu muita fome em Israel e em meio a tantas dificuldades uma família se destacava mediante a fé e fidelidade em Jesus, a família de Noemi.


E em meio a fome a família de Noemi saiu da cidade de Belém e foi morar nos campos de Moabe porém ao invés de alegria encontraram aflição e angústia naquele local.


Sabemos que a viagem da família de Elimeleque para a cidade de Moabe não foi acertada pois lá o que eles somente encontraram foram doença e aflição.


Quantas vezes na vida não tomamos decisões por conta própria e pensamos estar certos mas estamos na verdade errados por não pedir a direção de Jesus Cristo.


Logo, nosso Senhor Jesus é maravilhoso e rico em misericórdia, e mesmo quando pecamos, ele nos oferece sua mão e nos e nos dá outra oportunidade, porque nos ama muito seu amor não falha é incondicional.

 

E Rute aparece nessa história em meio a todo esse contexto a mesma casou-se com um dos filhos de Noemi, a moabita Rute foi um grande exemplo de caráter espiritual.

 

Qual o Propósito do Livro de Rute?

 

O estudo teológico do livro de Rute tem um grande propósito em nossa vida, ela nem sequer tinha conhecido seu sogro, e depois de um tempo morreram também Malom e Quiliom, sendo que Noemi e suas 2 noras completamente solitárias.

 
Sabemos a dor de perder alguém querido e foi esse mesmo sentimento e amargura que essa mulher estava sentindo em seu coração.

E devido a essa dor Noemi sabendo que Deus havia visitado o povo de belém a mesma decide voltar com suas noras para Israel.
 
Porém, no meio do caminho Noemi muda opinião e pede para suas noras que voltem a Moabe pois a mesma não tinha nada a oferecer para elas naquele momento.

A mesma sozinha decidiu voltar a seu lar e antigos Deuses, o interessante é que o significado de seu nome Noemi quer dizer “nuca“, ou seja, nuca fica atrás do pescoço, exatamente em suas costas e quer dizer, aquele tipo de amigo que, quando você mais precisa dele, o mesmo vira as costas.
 
E Rute se apegou ainda mais a sua sogra, e Jesus disse em meu coração que, da mesma maneira que Rute não abandonou sua sogra Noemi, nos situações e acontecimentos em que nós mais necessitamos o Espírito Santo, nunca nos deixará sozinhos amadas(os) irmã(os).

Veja o que a bíblia sagrada nos diz:

"Rute, porém, respondeu: Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!  Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti! (Rute 1:16-17)"

Rute Decidiu Buscar abrigo no Deus de Israel

 
Rute foi muito clara em dizer que "o Deus de Noemi seria o seu Deus", em outras palavras, ela decidiu buscar o grande EU SOU todo poderoso criador dos céus e da Terra, quando teve contato com sua sogra.
 
Logo em momentos de dificuldades e angústia nós deveremos buscar auxílio e socorro em Jesus que é nossa fortaleza nos momentos mais difíceis de nossa vida. 

Rute pede a sua sogra Noemi para que ela fosse ao campo pegar espigas, e nessa época em Israel existia uma lei no qual favorecia aos pobres que poderiam catar as espigas que caíam no chão para possibilitarem sua sobrevivência. 

E um dos grandes aprendizados que podemos tirar dessa linda história foi uma mulher que não ficou parada esperando que o milagre caísse do céu.
 
De certa forma, Deus quer muito nos abençoar, porém ele aguarda que nós tomamos atitude e iniciativa
e não deixe o problema lhe deixar abalado, Jesus quer agir a seu favor e lhe dar a vitória e lhe diz: "filho, de o primeiro passo que eu vou agir em seu favor" 

Rute a todo instante resolveu obedecer as sogra Noemi e Jesus lhe abençoou. O criador Jesus se agrada de nossa obediência e submissão as autoridades aqui na terra.

A História de Rute e Boaz

 

Após Rute solicitar a Boaz que resgatasse a mesma ficou deitada em seu pé e a mesma dormiu tranquila confiante que ajuda iria chegar.


E Boaz, como salvador de Rute tipifica Jesus, que nos resgatou do mundo e nos chamou para a sua salvação!

 

São inúmeras coisas que podemos aprender com o livro de Rute principalmente edificar a fé, onde Rute uma mulher moabita volta para sua cidade natal conhecer Noemi e adorar ao verdadeiro Deus de Israel, e como consequência disso Jesus abençoou grandemente sua vida.


Embora existam diversos estudiosos no assunto o sentido de ‘amiga e companheira’, porém muitos preferem dizer que o significado do nome Rute é desconhecido.

 

Outro grande aprendizado é que Rute remete à imensa facilidade em fazer amigos e expor seus argumentos, além de ser leal e buscar seus objetivos.

 

Conclusão

 

Rute é uma mulher integra, e mesmo quando as pessoas estavam desesperadas ela se mantinha calma e firme nas promessas do salvador Jesus Cristo.

A mesma cuida de sua sogra Noemi uma senhora já com uma certa idade, e a todo momento ela estava presente sempre disposta a ajudar

Jesus recompensou Rute pois a mesma acreditou nele sanbendo que só ele é a vitória, pois Jesus está no controle de tudo e age em nosso favor.


Não foi por mera coincidência que Rute foi para no campo de Boaz, e pode ter certeza meu irmã(o) que podemos até não enxergar pessoalmente, mas Jesus está trabalhando ao nosso favor para cumprir e decretar bênçãos sem fins para nossa vida. pois o Deus que prometeu é fiel para cumprir.

Veja o vídeo passo a passo sobre o estudo do livro de Rute:

Veja também: Desânimo Espiritual

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem