Ex-morador de Rua Tem Encontro Com Jesus e Cria Ministério “Para Servir os Pobres”

Ex-morador de Rua Tem Encontro Com Jesus e Cria Ministério “Para Servir os Pobres”



Um sacerdote canadense relata sobre a transformação de sua vida: de sem-teto para líder de um ministério dedicado a servir a população mais pobre. Claude Paradis era enfermeiro, mas sua dependência de álcool e drogas custaram caro. Por causa do vício, acabou perdendo emprego, família e foi morar nas ruas de Montreal, Canadá. Durante vários anos ele mendigou e conta que perdeu toda a esperança, chegando a cogitar o suicídio.

O mesmo encontrou Deus em meio a esta profunda crise. “Tive o privilégio de encontrar Deus no momento em que eu mais estava duvidando dele. Estava passando por uma pequena rua atrás de uma igreja em Montreal. Não havia ninguém. Assim que passei pela velha igreja, fui impelido a voltar”.

Ele lembra que entrou no templo e ali teve um profundo encontro com Deus. Sentiu-se movido a se tornar “um homem da Igreja”. Voltou diversas vezes e ouviu a mensagem do evangelho, que oferecia uma nova vida. Viciado em crack e cocaína, lutou contra isso por um tempo.

Empenhado em sair das ruas, foi apoiado pelos padres locais. Anos depois, foi estudar e se tornou “um ministro para aqueles que enfrentam as mesmas lutas”. Com aproximadamente 57 anos de idade, ele se dedica a servir prostitutas, ex-condenados e os mais pobres.

No mês de dezembro do ano passado, Paradis conta que voltou a dormir algumas noites com os sem-teto em sua cidade. Assim poderá servi-los e viver em solidariedade ao lado deles. Ele está à frente do ministério Notre-Dame-de-la-rue, que oferece comida, abrigo e leva o evangelho para pessoas em situação de pobreza na rua.

Destacou Paradis:

“A rua me trouxe para a Igreja e a Igreja no final me levou de volta à rua”, resumiu o padre em entrevista recente. Destaca que muitas vezes as pessoas não querem sair da rua, mas aceitam orações e uma palavra de esperança.
“Antes, o isolamento e o desespero tomavam conta de mim”, sublinha. “Mas agora, é na rua  onde quero estar, até eu morrer”. Ele tem recebido intenso apoio do arcebispo de Montreal,  Christian Lépine, que elogia a iniciativa, considerada por ele “a necessária presença da Igreja para oferecer encorajamento”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem